O registro correto do prontuário do paciente é de suma importância para prestação de serviços de saúde e faturamento de um hospital. Neste processo, caso não haja um bom gerenciamento contínuo e, até mesmo, não exista auditoria, as perdas financeiras podem se tornar frequentes por diversos motivos como a falta de cobrança dos materiais, medicamentos e serviços de imagens. Assim como, a falta de cumprimento dos prazos de entrega do faturamento e glosas.

Segundo o Observatório da Anahp 2021, somente em 2017, o índice de glosas representou 3,82%. Em 2020, o percentual aumentou para 4,1%. Esses dados podem representar uma perda financeira significativa no ciclo de faturamento da instituição. Portanto, é fundamental atentar-se a importância de investir, constantemente, em ações que reduzam esse número.

Fonte: Observatório Anahp 2021

 

A gestão dos processos e a conduta de auditar os processos, sobretudo, com o uso de soluções tecnológicas como aliadas, podem transformar positivamente esse cenário, evitando perdas financeiras por meio de glosas.

O que são glosas?

As glosas são definidas pelo não pagamento, parcial ou total, de determinado procedimento ou atendimento. Elas são classificadas de maneira diferente, dependendo do que motivou a ocorrência. A seguir, confira quais são os principais tipos definidos:

  • Administrativa

Esse tipo de glosa ocorre com mais frequência. Ela está ligada às não-conformidades de dados, em relação ao que foi previsto em contrato. Também são provenientes de falhas operacionais. Falta de informações ou o preenchimento incorreto de algum item.

  • Técnica

A glosa técnica se dá quando existe alguma dúvida sobre um procedimento realizado, de modo que as informações passam por uma avaliação técnica.

Neste caso, normalmente, um enfermeiro auditor, faz a análise para identificar falhas ou inadequações sobre os procedimentos feitos que estão impactando na autorização e faturamento.

  • Linear

Uma glosa linear é aquela que se dá mediante a recusa da operadora de saúde por questões internas e, nem sempre, informada.

 

Glosas no centro cirúrgico

O centro cirúrgico se caracteriza por ser uma das unidades mais complexas do ambiente hospitalar devido aos diversos profissionais (cirurgiões, médicos anestesistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem), equipamentos utilizados e aos vários processos relacionados aos serviços de apoio tais como exames, diagnóstico por imagem, logística de suprimentos, OPME´s, medicamentos, esterilização de materiais e banco de sangue.

Por isso, o centro cirúrgico por suas particularidades, complexidade e demandas pode ser considerado o setor de maior gasto, mais sujeito a glosas, mas também de maior faturamento hospitalar.

Portanto, cada profissional envolvido torna-se peça chave para a fluidez desse fluxo. Cada ator tem a sua parcela de responsabilidade não somente na assistência, mas também na coleta de documentações e preenchimento das informações que são indispensáveis para evite o não faturamento dos procedimentos.

 

A problemática

A maioria do caso das glosas do centro cirúrgico estão relacionadas ao preenchimento incompleto, incorreto ou ilegíveis dos prontuários. Uma das causas mais apontadas na rotina assistencial é a “falta de tempo”.

Em várias situações também é possível identificar deficiência de capacitação adequada do profissional que atua. Assim como, outras falhas de âmbito administrativo e de fonte pagadora também pode acarretar o não pagamento dos procedimentos.

 

A importância da auditoria no centro cirúrgico

A auditoria no centro cirúrgico tem várias finalidades. Além da diminuição nos níveis de custos, visa a qualidade de assistência e a educação continuada direcionada a equipe multiprofissional. A auditoria torna-se uma ferramenta de resolubilidade que busca ampliar e melhorar a comunicação entre os profissionais e gestores.

A conduta do profissional aponta a essencialidade de cada profissional e a importância que os registros como o preenchimento das guias, da OPME de forma correta implicam no faturamento do centro cirúrgico.

 

O que fazer pra evitar glosas no centro cirúrgico?

 

  • Treine a equipe para o preenchimento correto dos dados

O preenchimento correto dos dados do paciente, do procedimento resulta na eficiência e veracidade dos cuidados prestados. Essa conduta garante segurança para o paciente, para os profissionais de saúde e para o hospital, evitando assim a ocorrência de glosas.

A automação também tem um peso muito importante nesse fluxo. Mas antes de tudo é fundamental capacitar os profissionais de saúde para garantir que todos os registros sejam feitos adequadamente.

A orientação sobre quais dados devem ser preenchidos, quais são as especificações para cada caso e como usar as soluções digitais é fundamental. Também vale a pena estimular a conferência de informações antes do envio, de modo a evitar problemas na parte de aprovação.

Com essa capacitação, cada envolvido compreende e se responsabiliza pelo seu papel de preenchimento adequado do prontuário e dos documentos necessários para autorização da cirurgia e, assim, evitar prejuízos financeiros por meio de glosas.

 

  • Selecione profissional para auditoria no centro cirúrgico

Por se tratar de um setor de extrema relevância e alta complexidade que utiliza cada vez mais insumos e materiais de alto custo, OPMEs, a auditoria de enfermagem tem assumido um papel fundamental para evitar as glosas.

Normalmente a auditoria no centro cirúrgico é realizado no perioperatório, quando são avaliados todos os procedimentos que o paciente é submetido. Sendo necessário o profissional estar atento e apto para análises das anotações de prontuários e validar todos itens gerados nas guias de autorizações de OPME´s.

 

  • Capacite os auditores para identificar evidências

O profissional de enfermagem que audita, deve estar em constante atualização a fim de então ser um novo multiplicador e identificar com mais facilidade e gestão os fatores motivadores das glosas nos centros cirúrgicos.

Com essa conduta de dedicação, estudo e profissionalismo é possível identificar novas evidências sobre o tema e assim, contribuir para qualidade de gestão hospitalar nesse campo de auditoria do centro cirúrgico.

Essa disseminação de informação embasadas vai garantir que a equipe se responsabilize com o preenchimento correto dos dados e todo conjunto de informações.

 

  • Realize auditorias internas

Para atender melhor a todas as burocracias e exigências, é recomendado instituir algumas auditorias internas. Nesses processos, os profissionais ficam responsáveis por fazer o cruzamento de dados e analisar todas as informações antes do envio, de forma a evitar glosas.

O processo pode usar recursos específicos de tecnologia e análise de dados, o que acelera a avaliação de informações. Além de tudo, as auditorias ajudam a identificar onde estão os principais gargalos e focos de desvio, de modo a melhorar o planejamento e a atuação.

 

  • Adote plataforma de agendamento cirúrgico integrada as guias de OPME

Em muitos hospitais o processo ainda não é automatizado e as solicitações das guias dos materiais, por exemplo, são realizadas por meio de ficha física ou e-mail.

Sabendo disso e da importância financeira que o centro cirúrgico traz para a instituição, os gestores tem se preocupado, cada vez mais, em investir em soluções tecnológicas.

Apostar numa plataforma de agendamento e autorização de cirurgias que integre as guias de OPME com a agenda cirúrgica é uma aposta que garante a eficiência do processo. Com a plataforma de agendamento e autorização de cirurgias Neoh Cirurgia essa integração é possível.

Entre as várias vantagens de utilizar gestão integrada de OPME com agendamento cirúrgico, estão:

  • Visualizar as Guias de OPME de forma integrada com o sistema hospitalar
  • Auditar as OPMEs que estão visíveis nos itens da guia recebidas do setor de agendamento de cirurgias
  • Filtrar as cotações pendentes nas Guias de OPME geradas automaticamente nos pedidos
  • Agilizar as cotações e compras dos materiais
  • Compartilhar o status de autorização dos OPMEs com o setor de agendamento de cirurgias e farmácia

Dessa forma, o hospital poderá fazer um planejamento mais eficiente dos estoques, evitar eventuais atrasos durante a compra de materiais e reduzir o número de cancelamentos de cirurgias por glosa de materiais.

Quer saber sobre jornada de agendamento cirúrgico? Continue explorar nossos conteúdos acessando o infográfico plano de sucesso para o hospital atingir a excelência na gestão de agendamento cirúrgico.

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