Uma das atividades mais importantes para empresas de qualquer setor é o processamento dos seus recebimentos. No segmento médico, isso não é diferente. O faturamento hospitalar é algo bem complexo, pois envolve diferentes agentes e, se não for bem feito, pode colocar em risco todo o funcionamento da instituição.

Pensando nisso, trouxemos as respostas para alguns dos questionamentos que você pode ter sobre esse assunto. Continue a sua leitura para conferir!

1. Qual é o papel do setor de faturamento hospitalar?

Basicamente, esse é o processo de gerar documentos para poder receber o pagamento por um produto vendido ou um serviço prestado. É o passo final de um atendimento, e está diretamente ligado à satisfação do paciente.

O faturamento tem uma importância vital no dia a dia das empresas, pois envolve tanto as áreas finalísticas (responsáveis pela interface com o cliente) como os departamentos administrativos, que cuidam de toda a burocracia envolvida. Mas, em um hospital, isso costuma ser mais aprofundado do que em outras indústrias, pois abrange documentos de aspecto clínico e financeiro, além do relacionamento com diferentes agentes, como operadoras de planos de saúde.

Isso tudo levando em conta que, diferentemente da venda de um carro ou de um trabalho de advocacia, a cobrança na área da saúde não deve ser feita de qualquer forma — especialmente quando se preza pela humanização do cuidado. O setor de faturamento hospitalar, portanto, precisa ser o elo entre os pagadores (clientes diretos ou operadoras) e as equipes que fizeram o atendimento.

2. Por que esse processo deve ser automatizado?

Como dissemos, trata-se de algo vital para o sucesso da instituição. Sem conseguir manter o fluxo de caixa dentro do que estiver planejado, as dificuldades para manter os níveis de atendimento podem ser grandes. Praticamente, não há margem para erros aqui.

A boa notícia é que, hoje, as tecnologias permitem que os hospitais automatizem uma série de rotinas administrativas, e algumas etapas do faturamento estão entre elas, como questões relativas a dados cadastrais, cálculo de datas de vencimento, emissão de boletos etc. Principalmente quando tratamos do relacionamento com planos de saúde, que geram grande quantidade de faturas.

Reduzindo glosas hospitalares

As glosas são indicações de não pagamento por parte das operadoras, em virtude de elas não estarem de acordo com o que está sendo cobrado — procedimentos realizados, medicamentos, materiais ou outros custos associados. Algo, portanto, que as instituições de saúde precisam concentrar esforços para diminuir à menor quantidade possível.

A automação traz impactos significativos para a redução dessas glosas. Em especial, o uso de sistemas de gestão integrada em conjunto com uma equipe bem capacitada é decisivo nesse sentido.

3. Quais são suas tendências para o futuro?

Pode parecer um pouco estranho citar a tecnologia como uma tendência, visto que a maioria das empresas e organizações já estão incluídas no contexto da transformação digital há alguns anos. No entanto, as entidades de saúde ainda podem encontrar um número maior de obstáculos quando se trata de adotar ferramentas digitais.

Mudar de registros em papel para registros eletrônicos simplesmente não acontece da noite para o dia. Além disso, muitas organizações de saúde contam com infraestruturas ultrapassadas, que exigem revisões extensivas antes do lançamento de soluções digitais.

Também por esses motivos, é muito importante contar com parceiros de confiança e que sejam referências em suas áreas de atuação. A plataforma de agendamento de cirurgias da Intelectah, por exemplo, é a solução perfeita para esse caso.

Além de simplificar o processo de solicitação e autorização de procedimentos, colocando todos os agentes em um mesmo ambiente, ela facilita a comunicação e rotinas como a emissão das guias e registros, que são imprescindíveis para que o faturamento hospitalar seja feito de maneira excelente. E, como vimos neste artigo, isso pode fazer toda a diferença na sua gestão.

Então, gostou da leitura? Se ficou interessado em saber mais sobre o assunto, entre agora em contato conosco!