As startups estão revolucionando o mercado. Hoje, temos acesso a serviços e produtos que sequer podíamos imaginar poucos anos atrás. No segmento médico, as healthtechs lideram esse movimento: mudando desde o modo como os médicos prestam o atendimento até o próprio gerenciamento das atividades nas unidades de saúde.

Se você está pensando em contar com uma empresa de sistema hospitalar que auxilie a gestão da sua instituição, automatizando rotinas e simplificando processos, buscar uma healthtech pode ser um caminho bastante indicado. Por quê? Continue esta leitura para entender os motivos e saber como encontrar a parceria ideal para as suas necessidades!

A entrada das healthtechs na área da saúde

Uma startup se posiciona no mercado ao consolidar uma ideia inovadora, que ofereça uma solução diferente para a resolução de um problema já enfrentado por clientes potenciais.

Essas são empresas jovens, que usam da tecnologia para mudar processos antigos de fabricação, de prestação de serviços ou mesmo de acesso, atendendo a uma ou mais demandas do seu público-alvo. E são assim caracterizadas na medida em que conseguem transformar o que propõem em algo repetível e escalável.

No segmento médico, uma healthtech (termo com origem na língua inglesa que remete à tecnologia na saúde) pode atuar tanto em práticas disruptivas como na aplicação de nanotecnologia e robótica — ou mesmo melhorando procedimentos que já são executados, como sistemas para a gestão hospitalar, para o monitoramento de pacientes e para o agendamento de cirurgias.

O processo de escolha de uma empresa de sistema hospitalar

De fato, empresas desse tipo estão trazendo mais qualidade e eficiência ao setor da saúde. Mas, por se tratar de iniciativas recentes, ainda é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher essa parceria para evitar dificuldades no futuro, principalmente quando falamos de sistemas de apoio à gestão.

Suporte especializado

Quando uma instituição de saúde opta por utilizar um sistema, ocorrem algumas mudanças no modo como suas atividades são executadas. É preciso, portanto, que os profissionais que vão operar essa tecnologia sejam treinados.

Isso só é possível quando o seu fornecedor oferece a você uma equipe de suporte altamente qualificada, capaz de capacitar os colaboradores a utilizar o sistema além de resolver qualquer eventual questão.

Software intuitivo

As telas de um sistema devem ser de fácil acesso, exibindo as informações disponíveis de forma clara. Caso contrário, haverá resistência ao uso.

No processo de agendamento de cirurgias, por exemplo, os médicos precisam preencher formulários e disponibilizar documentações para um colaborador de área administrativa fazer as solicitações. Antigamente, para ter atualizações a respeito do status, o médico precisava ligar para esse funcionário responsável — que, por sua vez, precisava fazer contato com as operadoras de planos de saúde.

Com um sistema destinado a essa finalidade, todos os envolvidos podem interagir em um mesmo ambiente, de um modo muito mais orgânico e transparente.

Facilidade na implantação

De nada adianta o fornecedor prometer soluções revolucionárias se a implantação do software não for rápida e com ótimo custo-benefício. Às vezes, quando não se escolhe um parceiro competente, o próprio software acaba se tornando um problema, em vez de eliminar as dificuldades que ele deveria resolver.

Para evitar essa situação, busque um sistema que seja colocado em prática com agilidade, minimizando seus impactos sobre os recursos da instituição.

Disponibilidade de serviço na nuvem

Outra vantagem que você deve procurar ao optar por um sistema é a disponibilidade para acesso on-line a partir de qualquer dispositivo habilitado, mediante permissão. Quando uma solução desse tipo pode ser utilizada de qualquer local, via nuvem, há um ganho muito grande de produtividade, pois os envolvidos são capazes de atuar para resolver certas demandas assim que elas aparecem.

Cases de sucesso

Também é muito importante avaliar as experiências dos fornecedores. Quando uma empresa tem cases de sucesso para apresentar, isso garante segurança no processo de tomada de decisão.

Considerando tudo isso, se a sua demanda for por um software de agendamento de cirurgias, a Intelectah pode ser o parceira perfeita. No Grupo Leforte, por exemplo, nossa plataforma está reduzindo o tempo entre solicitação e autorização de pedidos, aumentando o grau de satisfação dos pacientes.

Ficou interessado? Se quer contar com healthtechs para melhorar os resultados da sua instituição e está em busca de uma empresa de sistema hospitalar, entre em contato conosco!