A transformação digital está em todo lugar: compras de passagens aéreas, check-in on-line, lojas virtuais, reservas de hotéis, relacionamento com operadoras de telefonia. Esse movimento digital está presente em todos os elos da cadeia produtiva do mundo, e isso não é diferente na saúde.

Por isso, otimizar as atividades assistências e disponibilizar para equipe e gestores ferramentas que proporcionem a melhor experiência é um dos grandes motivadores da transformação digital. E a integração de sistemas pode tornar a usabilidade ainda mais excelente.

A pauta tecnologia não é recente. Em 2015, a Anahp e seus associados, por exemplo, criaram o Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação com intuito de compartilhar as melhores práticas e identificar soluções para problemas na área da saúde.

Esses dados reforçam a reflexão de que o uso de soluções digitais não é mais uma opção e, sim, uma realidade essencial para ter dados conectados que contribuem fortemente para tomada decisão e melhoria na assistência dos pacientes. Abrir a possibilidade de integrar sistemas na saúde, garante um cenário de experiência mais positiva, mais produtivo e com maior segurança da informação.

 

O que é sistema de gestão hospitalar?

O sistema de gestão hospitalar é um meio utilizado para armazenar, controlar e administrar todas as informações relativas aos processos que fazem uma instituição de saúde funcionar.

Desde aqueles ligados ao atendimento, admissão dos pacientes, ocupação de leitos, pedidos de procedimentos médicos, ou seja, os prontuários eletrônicos do paciente, até os que dão suporte ao dia a dia, como compras, gestão de pessoas e financeiro.

Esses sistemas permitem integração com outras plataformas, podendo a ajudar a resolver desafios de diversas demandas do hospital, inclusive de agendamentos e autorizações de cirurgias.

O que é integração de sistemas?

É a união de diferentes sistemas e softwares que uma empresa usa com intuito de centralizar dados que irão circular de maneira mais rápida, segura e eficiente entre os setores.

Com a integração de sistemas dentro do hospital, a equipe vai inserir informações em determinada solução e imediatamente ela poderá estar disponível para outro setor, que também precise daquele dado.

Essa unificação de sistemas permite que os usuários otimizem seu tempo, evite retrabalho de inserir a mesma informação em várias plataformas e integrando todos os dados essenciais em um só lugar.

 

Quais são os tipos de integração?

  • Nativa

A integração nativa é definida pela incorporação de dois softwares que foram planejados e programados pelo mesmo fornecedor ou equipe.

Normalmente é considerada a melhor opção para empresas que precisam de um nível mais alto de segurança de dados. Pois a integração é realizada com base de rotinas internas e que permite a utilização do mesmo banco de dados, sem a necessidade de duplicar informações.

 

  • Barramento 

Enterprise Service Bus (ESB), conhecido como barramento, é uma arquitetura com um conjunto de regras e princípios para a integração de inúmeras aplicações em uma infraestrutura que funciona como tradutor de mensagens entre aplicações.

Ou seja, o barramento consegue interpretar uma mensagem e transformar em um outro formato facilitando a comunicação entre dois pontos. Dessa forma, os sistemas se comunicam de forma independente entre si, numa condição que torna a arquitetura mais consistente, gerenciável e segura.

 

  • APIs

A API “Application Programming Interface”, que traduzido quer dizer “Interface de Programação de Aplicações”, é uma maneira de integrar dois sistemas distintos. Essa aplicação funciona como um tradutor que permite que um software entenda a linguagem do outro para que possa realizar determinada função.

O uso das APIs facilita a integração de dois ou mais sistemas, tornado o processo mais seguro e rápido. Além disso, com esta ação, o desenvolvedor não precisará demandar esforço para criar e instalar diferentes recursos para que os sistemas e aplicativos deferentes conversem entre si. O que contribui para redução de tempo de integração, menos volume de dados, mais segurança e aumenta a eficiência do sistema a aplicativo.

 

  • JSON

JSON “JavaScript Object Notation” é uma formatação simples e leve que permite estruturar dados em formato de texto para serem transferidos de um sistema para o outro.

Esse formato, que libera a transmissão em aplicações cliente-servidor ou em aplicativos móveis, é muito utilizado em aplicações web, principalmente, pelas suas características de leveza e velocidade.

Esse tipo de aplicação contribui para leitura mais simples, mais agilidade na execução e transporte de dados e arquivos mais leves. Por isso, é muito comum empresas como a Google, Yahoo, Facebook e Twitter utilizarem esse formato em suas páginas e sistemas.

 

Quais são os métodos de integração?

Síncrono e assíncrono são dois métodos diferentes de troca de informação em um sistema que existe entre duas portas ou dispositivos.  Embora tenham conceitos diferentes, em ambas situações há um grande número de protocolos diferentes e precisam ser organizadas para garantir que sejam usados com cautela.

  • Síncrono

As mensagens do método síncrona costumam usar tipo de relógio externo para permitir a troca de dados. Nessa transmissão, um bit especial e inserido no início e no fim da transmissão de um caractere. Dessa forma, permite que o receptor entenda o que de fato foi transmitido.

Cada bloco de dados possui uma flag (espécie de controle) que além de indicar o início o fim do bloco, orienta a posição da sequência dos dados transmitidos. Dessa forma, independente da ordem da transmissão, o receptor consegue interpretar essas informações e ordenar da forma correta.

  • Assíncrono

No método assíncrono, os dados se movem em suas próprias faixas de velocidades individuais e a referência são as regras estabelecidas para o roteamento devido. Os protocolos de transferência de arquivos são exemplos de método de comunicação assíncronos.

File Transfer Protocol (FTP), Apple Filing Protocol (AFP) e BitTorren são alguns exemplos de protocolos de transferência de arquivos. É nessa condição que, normalmente, os dados são divididos em pequenos pacotes de bits e enviados por uma rede para um destino de cada vez e o remetente precisa confirmar o recebimento do pacote anterior para receber o próximo.

 

Benefícios da integração de sistema

  1. Otimização dos processos

A otimização dos processos por meio de automação de tarefas repetitivas e a desburocratização do fluxo são alguns dos benefícios da integração de sistema. Ter plataformas integradas ao principal sistema de gestão hospitalar, além de reduzir o risco de falhas operacionais, acaba com a duplicidade das informações, evitando assim as perdas de documentos, proporcionando uma gestão ainda mais humanizada.

 

  1. Centralização dos dados

A integração da base de dados também é muito relevante para o alinhamento e engajamento das equipes. Quando as informações estão centralizadas e devidamente organizadas, todos os profissionais envolvidos no processo saberão onde encontrá-las para fazer os encaminhamentos mais adequados, sem perder tempo operacional.

 

  1. Melhorar a experiência dos usuários e pacientes

A instituição que opera com a integração de sistemas, permite que os setores se interliguem rapidamente a setores distintos. E os profissionais passam a ter maior interação e conhecimento do que está acontecendo em outras áreas, o que faz com que eles consigam atender melhor as demandas assistenciais.

Os setores passam a ter um alinhamento cada vez mais estratégico e eficaz e o fluxo de trabalho se torna mais unificado, tornando a experiência excelente para o usuário e para o paciente.

 

  1. Reduzir gastos operacionais e aumentar a segurança

O aumento da produtividade, a diminuição dos erros e a maior integração das equipes são benefícios da integração que diminuem os gastos para as instituições de saúde.

Com a inserção de ferramentas digitais que se integram, o trabalho manual e repetitivo deixa de existir. Há um ganho na produtividade e, consequentemente, maior segurança e otimização do fluxo, permitindo que equipe tenha menos gastos com erros.

A integração tecnológica possibilita celeridade na tomada de decisão por parte do gestor de saúde. Integrar um sistema de gestão hospitalar a plataformas inteligentes, como o Neoh Cirurgia é, sem dúvidas, a garantia de uma melhor experiência ao usuário e de mais eficiência na gestão de agendamento e autorização de cirurgias.

Com a solução da Intelectah, é possível conectar médicos, atendentes, secretárias e gestores ao hospital. Os usuários conseguem realizar e acompanhar os detalhes dos pedidos de cirurgias com agilidade, autonomia e transparência.

Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.