Algumas entidades vivenciam inúmeras dificuldades no processo de solicitação e agendamento de cirurgias. Outras até conseguem resultados razoáveis, mas que poderiam ser bem melhores. Então, se este é um desafio para você, conheça o Neoh!

O artigo de hoje foi feito para que você, gestor de uma instituição hospitalar, descubra como a plataforma da Intelectah pode lhe ajudar a otimizar todas as atividades que precedem uma cirurgia, integrando cada um dos envolvidos e aumentando a percepção de valor para os seus clientes. Continue conosco e confira!

Por que automatizar processos na área da saúde?

A automação faz parte do nosso dia a dia. Basicamente, trata-se do uso de tecnologias da informação na produção e no controle de bens ou serviços, para diminuir a necessidade de trabalho humano. Assim, ela pode ser vista em caixas eletrônicos, em totens de check-in nos aeroportos e em diversos outros lugares.

Contudo, apesar de já estarem presentes há anos em alguns segmentos — como no setor bancário, no varejo e na indústria — na área da saúde essas novidades são mais recentes. Na verdade, as pressões atuais por melhoria na qualidade do atendimento e o aumento da concorrência é o que impulsiona um interesse maior em alternativas que impactem a prestação de serviços de saúde, tanto em relação ao atendimento em si quanto à própria gestão.

O envelhecimento da população e a presença maior de pessoas no sistema de saúde exigem mais cuidados, o que também aumenta a quantidade de profissionais necessários trabalhando na área. Por isso, todos os recursos devem estar disponíveis.

Sabemos ainda que o salário dos funcionários é outro fator importante nessas instituições. Quando você tem em seu orçamento um número muito grande de colaboradores para fazer funções burocráticas, por exemplo, você perde em desempenho. Funções essas que, em grande parte, poderiam ser automatizadas.

Principais vantagens

Algumas pessoas têm um entendimento errôneo de que essa automação leva à eliminação de empregos. Porém, a análise mais correta é a de que ela permite um melhor redirecionamento das contratações: a instituição contará com mais pessoas orientadas ao cuidado dos pacientes, propriamente, do que absortas em rotinas administrativas.

Quanto mais papéis, planilhas e outras soluções alternativas o seu hospital estiver utilizando, maior será o desperdício. Em vez de ter alguém dedicado a telefonar para os pacientes informando-lhes dos agendamentos, por exemplo, um único sistema pode fazer isso de forma automática e on-line, sendo muito mais efetivo.

Além disso, o uso da automação para substituir tarefas manuais pode gerar grande economia de tempo. Afinal, libera-se os médicos para que utilizem seu conhecimento clínico naquilo que fazem de melhor, em vez de perderem tempo com burocracias.

É preciso ressaltar, também, que as ferramentas atuais de automação são mais seguras e menos sujeita às falhas. Isso garante consistência no atendimento, nas áreas de registros médicos, na entrada de pedidos e no apoio à decisão. Por fim, você ainda aumenta a previsibilidade dos resultados e o rendimento dos seus colaboradores, passando a tomar decisões baseadas em dados.

O que mudou nos agendamentos de cirurgia?

Quando feito de forma manual, o processo de agendamento de cirurgias pode ser extremamente moroso e confuso — isso sem falar nas inúmeras possibilidades de erros. Afinal, são diversas as informações que precisam ser compartilhadas, muitas as partes envolvidas (médico, hospital, plano de saúde, paciente) e muitas as providências a serem tomadas para que tudo dê certo.

Pensando nisso, a plataforma Neoh foi desenvolvida pela Intelectah no intuito de transformar e inovar o processo de solicitações de cirurgia. Com ela, a sua instituição poderá automatizar suas atividades desde o pedido inicial do médico, passando pelo processamento do hospital até todo o trâmite de interações com as operadoras. Além disso, terá o benefício de manter todos os envolvidos 100% conectados, o que propicia maior agilidade, praticidade e controle.

Por que escolher o Neoh?

O Neoh foi concebido com base nas diversas dores observadas no dia a dia da gestão hospitalar.

O que pode ser solucionado

Em primeiro lugar, há muita demora de retorno nas solicitações de cirurgia, o que acaba gerando uma apreensão grande, tanto na equipe médica quanto, principalmente, nos pacientes. Nesse processo de indefinição, alguns deles podem procurar outras instituições concorrentes, ou mesmo desistir do procedimento — algo que, além dos impactos financeiros, pode trazer risco à saúde dessas pessoas.

Além disso, por toda a burocracia envolvida, quando o fluxo de informações é feito de forma manual pode haver muito desgaste entre as partes, fora a morosidade para verificação dos pedidos, laudos e justificativas. E ainda há a falta de autonomia do médico, que fica sempre dependendo de outro profissional para fazer suas solicitações.

Diante de tudo isso, nossa solução nasceu para otimizar essa intermediação tão necessária ao longo das etapas que antecedem uma cirurgia. Na verdade, quem contrata a Intelectah conhece nossa forma de atuar desde o primeiro contato!

O que se tem a ganhar

Pensando no hospital, será possível observar uma redução do tempo entre pedido e autorização da cirurgia, em virtude da menor quantidade de erros propiciada pela automação. Com isso, você também consegue otimizar a utilização dos leitos e realizar mais cirurgias em um período, por exemplo. Consequentemente, haverá um crescimento do faturamento e uma diluição dos custos fixos — tanto porque a informação estará centralizada no sistema como porque deixará de haver leitos vazios.

Há de se ressaltar, ainda, que a instituição ganha em transparência, uma vez que os médicos e os pacientes conseguirão rastrear os pedidos, cientes das informações em tempo real. O médico também pode utilizar a função “favorito”, caso tenha uma rotina de marcações no hospital. Dessa forma, o processo de marcação se torna ainda mais rápido, pois as configurações do pedido ficam salvas.

Exemplos de sucesso

O Neoh já está funcionando há um ano com a plataforma ativa. Até o momento, 14 hospitais já implantaram o sistema. Em Belo Horizonte, por exemplo, duas grandes instituições de renome usam a solução: o Hospital Mater Dei e o Felício Rocho.

Médicos e secretárias desses hospitais elogiam muito a organização e a agilidade do processo que, antes, demandava muito mais tempo. Os gestores de hospitais, por sua vez, afirmam que a plataforma tem sido muito importante para melhorar todo o processo de cirurgias.

Por tudo isso, não há dúvidas: o Neoh garante uma experiência única para todos os atores envolvidos no processo. Essa é uma excelente alternativa para instituições que desejam organizar seu processo de agendamento e torná-lo mais transparente no que diz respeito ao status das solicitações. Além de fazer tudo de um modo mais ágil e seguro.

Então, gostou do nosso artigo? Agora, sinta-se convidado a conhecer a Intelectah para que possamos lhe apresentar a plataforma! Você verá, na prática, todos os seus benefícios de redução de tempo, organização de agendamento e integração dos entes interessados.

Powered by Rock Convert