Não é novidade que os recursos tecnológicos auxiliam cada vez mais no funcionamento das instituições de saúde. Com suas diversas ferramentas, os softwares otimizam o tempo e oferecem praticidade para profissionais e pacientes.

Esse aprimoramento envolve a substituição de tarefas antes realizadas manualmente, como o preenchimento de formulários em folhas de papel. Consequentemente ocorria a digitalização e o envio por e-mail, caracterizando um processo bastante sujeito a falhas.

O pré-agendamento de cirurgias figura como uma inovação da tecnologia da informação. 

Veremos a seguir quais as vantagens dessa aplicação. Quer ficar por dentro do assunto? Então confira!

Vantagens do pré-agendamento de cirurgias

Disponibilidade 24 h

Com a possibilidade de realizar o pré-agendamento online, a instituição não precisa estar em horário de funcionamento para que isso seja feito. O acesso ao sistema pode ser realizado 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Minimização de erros

Ressaltamos aqui umas das maiores vantagens da ferramenta: a redução de erros no preenchimento dos formulários.

O sistema consiste numa plataforma inteligente, que confere maior consistência para os dados inseridos, tornando o processo menos susceptível a falhas.

Agilidade para seleção de horário

O pré-agendamento de cirurgias também prioriza o oferecimento de recursos que possibilitam melhor acesso aos dados. A acessibilidade promove maior agilidade em serviços, como a possibilidade de que médicos consultem disponibilidades do próprio bloco cirúrgico.

Assim, otimiza-se o tempo, uma vez que é poupada a necessidade de realizar ligações telefônicas para resoluções de tarefas.

Informação de pendências

Como dito anteriormente, o sistema reduz a susceptibilidade aos erros nas solicitações. Embora isso seja eficiente, o cenário não se torna isento de eventualidades. Nesse caso, a plataforma também oferece recursos que solucionam problemas.

Portanto, em situações de inconsistências ou pendências nos formulários — dados cadastrados erroneamente ou necessidade de documentos complementares — o sistema notifica o solicitante, seja via e-mail ou SMS.

Status do processo

Uma vez realizada a solicitação, o andamento dela deva ser acessível ao médico.

Desta maneira, o sistema precisa garantir transparência ao informar o status do processo, se já houve autorização ou confirmação do procedimento, por exemplo.

Engajamento do paciente

Muitos procedimentos na medicina exigem um preparo prévio por parte do paciente. Isso é observado desde os mais simples, aos mais complexos, como uma cirurgia.

Portanto, é ideal que se informe ao solicitante como ele deve se preparar para a realização daquilo que agendou. Essas informações precisam estar disponíveis para leitura quando necessário, possibilitando o acesso sempre que houver dúvidas em relação ao preparo.

Além disso, os informes não devem se limitar ao procedimento em si, mas englobar todo o processo da solicitação. Assim, o status do andamento também é acessível ao solicitante. O mesmo vale para qualquer questão burocrática, como o termo de consentimento da cirurgia.

Integração dos sistemas

Por fim, salientamos a necessidade de integralizar o sistema dos consultórios com os hospitalares.

Adotando essa medida, não há retrabalho na automatização dos dados e do processo, poupando tempo para todas as partes envolvidas.

Vimos que o pré-agendamento de cirurgias busca facilitar o cotidiano tanto das instituições de saúde como também dos pacientes. Entretanto, para que opere de maneira satisfatória, deve-se optar por um bom software, capaz de satisfazer as funcionalidades.

Gostou do post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre como o pré-agendamento oferece praticidade na área da saúde!

Powered by Rock Convert