era da saúde digital está mudando a assistência, o que inclui também o funcionamento dos centros cirúrgicos. Isso não se refere somente de equipamentos médicos modernos e sofisticados ou de robôs que operam de forma minimamente invasiva com mais segurança para o paciente, mas como também, de ferramentas para automatizar todas as etapas da realização de uma cirurgia, desde a marcação ao acompanhamento pós-operatório.

O centro cirúrgico funciona em três etapas: pré-cirúrgica, cirúrgica e pós-cirúrgica. A primeira etapa, inclui tudo o que precisa ser feito antes de o paciente entrar na sala. Muitas vezes, envolve excesso de papéis e burocracia, o que causa:

  • Grande volume de ligações telefônicas na central agendamento
  • Processos despadronizados
  • Erros, atrasos e retrabalhos
  • Ociosidade nas salas do bloco
  • Impacto negativo no planejamento cirúrgico
  • Preenchimento manual de documentos
  • Ruídos na comunicação entre a equipe do centro cirúrgico

Esses e outros gargalos acabam resultando no alto índice de cancelamentos e prejuízo financeiro para o hospital. E, certamente, todo gestor almeja que esse processo esteja longe desse cenário e cada vez mais eficiente.

Para isso, vamos trazer 3 DICAS de como aperfeiçoar esse agendamento. Acompanhe!

1. Rever os processos da equipe

Após o agendamento de uma cirurgia, é preciso abrir e rever uma série de protocolos com o objetivo de proporcionar um serviço mais eficiente. Entre as solicitações dos processos, estão a conferência de documentos, a revisão técnica, cotações, autorizações e pré-internação. Alinhar o processo aos profissionais de agendamento e ter como aliada uma solução digital, pode ser um ótimo caminho para produtividade da equipe e qualidade no atendimento.

2. Melhorar tempo de aprovação dos procedimentos

Para otimizar o tempo de aprovação dos procedimentos, primeiramente é preciso investir na melhoria da comunicação entre as partes envolvidas. Deve-se compreender as burocracias dos planos de saúde e se preparar para que os processos sejam o mais rápido possível. Afinal, muitas vezes a demora acontece em virtude de erros cometidos no envio de documentações, que poderiam ser evitados.

3. Automatizar as solicitações das cirurgias

Facilitar o agendamento de cirurgia e todo o universo que cerca esse serviço é imprescindível. E sim, é possível automatizar as solicitações, engajar ainda mais os profissionais envolvidos e diminuir os custos de secretárias e ligações, por meio de uma agenda on-line.

Dessa forma, uma tecnologia inovadora pode oferecer informações a fim de tornar o atendimento mais rápido, prático e eficaz. Modernizar o sistema de agendamento de cirurgia vai melhorar o atendimento, estimular novos clientes e com isso, proporcionar o crescimento do seu hospital.

Inovar nos diversos serviços que envolvem o agendamento de cirurgia é essencial para maior eficiência na gestão hospitalar. Com isso, é possível evitar erros ou reduzir falhas. Confira algumas vantagens e benefícios na rotina de médicos e profissionais de agendamento cirúrgico ao utilizar a inovação inteligente de agendamento cirúrgico da Intelectah:

  • Criação da ordem para o fluxo de solicitações e autorizações
  • Pedidos de cirurgias de qualquer lugar (24h por dia)
  • Redução no tempo de espera
  • Status de cada solicitação
  • Identificação de eventuais pendências de documentação
  • Comunicação em tempo real entre médicos, hospital e atendentes
  • Emissão de relatórios de desempenho
  • Integração com sistemas hospitalares

Por meio da plataforma Neoh, que coloca hospitais, médicos e pacientes juntos em um mesmo ambiente on-line, fica mais fácil reduzir chances de falhas, pois todos passam a estar integrados. Além disso, com as informações estão informatizadas, elimina-se o risco de perdas e extravios dos formulários em papel. Clique aqui e saiba mais detalhes com o nosso time.