São incalculáveis os benefícios que os avanços da tecnologia trouxeram à medicina. Nas últimas décadas surgiram incontáveis métodos de imagem, medicamentos e abordagens cirúrgicas que revolucionaram o cotidiano na área da saúde.

Mas, a novidade não se limita ao campo técnico: também na gestão da área médica, as inovações vieram para ficar. É nesse contexto que se insere o centro cirúrgico digital. A gestão na esfera da cirurgia apresenta demandas únicas que são verdadeiros desafios. 

Lidar com formulários em papel, requerimentos não padronizados e cancelamentos de última hora ainda é uma realidade em muitos centros médicos. Em meio a uma rotina em que o fluxo é sempre constante, organizar a administração é a chave para a otimização de recursos e maior eficácia da instituição.

O centro cirúrgico digital é uma forma de sincronizar todas as competências da gerência na área cirúrgica. Tendo um único sistema que organize recursos disponíveis, horários e médicos, podemos evitar desperdícios, otimizar a experiência do paciente e ter parâmetros concretos de avaliação de qualidade. Conhecer melhor as características dessa tecnologia é imprescindível para saber se ela se encaixa com você. Vamos lá?

Adequação à era digital

Como todos os sistemas da medicina, o centro cirúrgico deve se adequar à nova era. Durante todas as etapas de acesso do paciente ao serviço, existem modificações que fazem a diferença na sua experiência. Elencaremos a seguir os três momentos fundamentais para a imersão do cliente no centro cirúrgico digital.

Momento pré-cirúrgico

Antes da realização da cirurgia, a comodidade do centro cirúrgico digital é um dos mecanismos de fidelização dos pacientes. Caso haja uma burocracia muito grande para a marcação do procedimento, ela se torna um fator negativo para a tomada de decisão. Para tornar este momento o mais fluido possível, o centro cirúrgico digital apresenta mecanismos para facilitar o contato do cliente.

Para evitar o deslocamento físico do paciente, o próprio agendamento pode ser realizado via digital. Após a avaliação pré-operatória pelo profissional, ele realiza o pedido on-line e tanto a autorização quanto a marcação são feitos pela mesma plataforma. Deste modo, o paciente só retorna ao centro para o procedimento cirúrgico por si só.

Durante o procedimento

Engana-se quem acha que a tecnologia não pode atuar durante a própria cirurgia. A comodidade do paciente aqui é ampliada, visto que, com o mapeamento digital do centro, ele tem todo o seu percurso resumido. Para reduzir a ansiedade dos familiares, eles podem acompanhar o andamento da cirurgia através de painéis específicos.

Dentro do bloco, o trabalho dos profissionais também é facilitado. O anestesiologista pode realizar suas anotações também através do sistema, economizando tempo e trazendo sua atenção ao paciente.

Para enfermeiros e cirurgiões que estiverem aguardando para ocupar a sala em seguida, o centro cirúrgico também traz praticidade: o acompanhamento da cirurgia pode ser realizado através de painéis do lado de fora da sala, evitando fluxo desnecessário de pessoas e facilitando a comunicação.

Momento pós-cirúrgico

O desfecho clínico pode ser acompanhado mais estreitamente, mesmo a distância. Essa assistência é possibilitada pela integração do médico e do paciente por meio de um aplicativo específico. Caso haja alguma complicação cirúrgica ou o médico precise ser acionado para sanar alguma dúvida, a integração também é facilitada: o centro cirúrgico digital realiza agendamentos de forma on-line e instantânea, tornando o processo mais automatizado e evitando o retrabalho.

Otimização de agendamentos

O cancelamento de agendamentos pode ser um reflexo da qualidade do serviço. Além de informar indiretamente sobre as preferências do cliente, também influencia a gestão do centro cirúrgico, que necessita de rápida reorganização e, não raro, resulta em desperdício de recursos. O centro cirúrgico digital facilita o fluxo de agendamentos, tanto para o cliente quanto para o gestor.

Para o cliente, dá a comodidade de realizar sua marcação sem necessitar ir ao local físico ou preencher formulários à mão, já que é oferecida a possibilidade do agendamento exclusivamente pela internet. Para o gestor, o sistema organiza os pacientes por horário e local, centralizando o processo, evitando o retrabalho e economizando tempo.

Sincronização de reservas de salas e leitos

É uma falha grave a sobreposição de reservas de salas de cirurgia e de vagas em Unidades de Tratamento Intensivo ou quartos. Dentre suas consequências estão a insatisfação dos pacientes, reclamações dos médicos e, mesmo quando bem fiscalizadas pelo setor de agendamento, a demora na marcação e consequente desistência dos clientes.

O centro cirúrgico digital trabalha com um modelo totalmente informatizado dos leitos da instituição, no qual os agendamentos são realizados e, em um passo apenas, a reserva é realizada. Com a coordenação de serviços por um único software, não há riscos de sobreposição de horários e locais para diferentes cirurgias.

Liberação dos médicos de processos burocráticos

A medicina é uma área de grandes possibilidades, que traz aos seus praticantes uma enorme responsabilidade sobre os pacientes. O alto fluxo de clientes e a burocracia excessiva, entretanto, muitas vezes dificulta o trabalho dos médicos e resulta na queda de produtividade do atendimento. Isso gera insatisfação ao paciente e consequente prejuízo financeiro.

Com o centro cirúrgico digital, o médico fica livre para exercer sua profissão sem se preocupar com os trâmites de solicitações e formulários. Possuir um software que centraliza os serviços do centro cirúrgico evita que documentos sejam preenchidos mais de uma vez, foca o trabalho burocrático apenas em informações essenciais e otimiza tempo dos profissionais.

Recuperação de dados

Um controle de qualidade eficiente conta com a possibilidade de análise de dados sem dificuldades. O gestor precisa, a todo momento, estar atualizado em relação a metas de segurança, qualidade e controle de infecções, de modo a poder se atentar da situação atual do centro cirúrgico e se adequar à própria realidade.

O armazenamento de documentos e formulários físicos requer, além da manutenção do espaço físico, maior esforço na obtenção de registros e cirurgias anteriores. Com a informatização dos processos por meio do centro cirúrgico digital, a coleta de dados se torna automática e dinâmica. Munido do arsenal de ferramentas certo, o gestor indica suas variáveis e tem em segundos os dados de seu centro.

Armazenamento na nuvem

Ainda que informatizado, o armazenamento de dados corre um risco importante quando se limita a um único computador. Quedas de luz, risco de infecção por malwares e crashes espontâneos são fatores que preocupam o gestor, especialmente em um centro cirúrgico.

Tendo como base este contexto, o armazenamento na nuvem veio para ficar. Ele toma a responsabilidade pela reprodutibilidade dos dados arquivados no centro cirúrgico e oferece maior tranquilidade aos administradores. Além disso, a possibilidade de acesso de dados em diferentes máquinas e gadgets dinamiza ainda mais os processos do centro, otimizando o tempo e os recursos disponíveis.

Confiança do armazenamento de informações

Diferentemente do que se possa imaginar, o uso de meio digitais e do armazenamento na nuvem para documentos e processos é ainda mais seguro do que as vias físicas. O centro cirúrgico digital conta com uma série de camadas de segurança que garantem que os dados entregues a alguém são os necessários àquela pessoa, e que quem tem acesso são apenas aqueles aos quais de fato se destinam aquelas informações.

No cenário atual da medicina, em que temos de nos inserir cada vez mais no mundo da tecnologia, o centro cirúrgico digital ocupa uma posição de destaque. Se no momento ele já nos permite maior eficácia nos agendamentos e no fluxo intersetorial, logo o centro cirúrgico digital poderá conectar as várias áreas da saúde: ambulatório, propedêutica, patologia e cirurgia poderão se comunicar com mais facilidade e rapidez.

Agora você entende um pouco mais sobre centro cirúrgico digital, aproveite também para conhecer mais sobre a nossa plataforma!