A tecnologia vem avançando cada vez mais, e uma das principais áreas beneficiadas é a medicina. Exemplos desses benefícios são novos exames, métodos de tratamento e a telemedicina, tão discutida ultimamente. Mas você sabe o que é tecnologia em gestão hospitalar?

Essa modalidade é o maior exemplo de como a modernização atingiu, também, os setores administrativos da área da saúde. Ela permite que o hospital reduza consideravelmente o número de erros e funcione de maneira sincronizada e padronizada.

As mudanças que ocorrem nessa área trazem benefícios para todos os envolvidos: tanto o paciente quanto o médico e o hospital desfrutam de uma experiência mais fluida e envolvente. Que tal saber mais sobre o que é tecnologia em gestão hospitalar? Continue conosco!

Quais áreas são beneficiadas?

Inicialmente, a tecnologia em gestão hospitalar era realizada de maneira descentralizada. Ela iniciou com agendamentos online, padronização de formulários e um sistema para cada setor. Isso começou a passar documentos em papel e telefonemas para o segundo plano dentro dos hospitais.

Embora isso fosse adequado na época, não demorou para que novos desafios surgissem. Imagine, por exemplo, que um paciente da enfermaria fosse transferido para o CTI e eles usassem sistemas diferentes. Todos os dados deveriam ser coletados novamente e adaptados ao novo software. Além disso, o formulário de solicitação nem sempre continua todas as informações requeridas — que também deveriam ser levantadas.

Portanto, o principal desafio enfrentado pela tecnologia em gestão hospitalar foi a integração desses setores. Com isso, é possível estruturar a linha de cuidado ao paciente de modo que não haja necessidade de retrabalho no processo. A unificação do software, desde o pedido até a autorização pelo plano de saúde, torna todos os passos do cuidado mais simples.

O que buscar em um software?

Se você está pensando em implementar a tecnologia na gestão hospitalar, é importante ficar atento a alguns fatores. A médio e longo prazo, esse suporte digital será responsável por automatizar processos e organizar o fluxo dentro do hospital. Dada a sua relevância para o andamento hospitalar, os detalhes fazem toda a diferença. Confira a seguir algumas características essenciais para um sistema de gestão hospitalar.

Simplicidade

Parece paradoxal que um sistema tão complexo, que englobe áreas delicadas de um hospital, tenha que ser simples, não é? Mas esse conceito é extremamente importante. Pense que esse software integrará o cotidiano de todos os funcionários do hospital, que já são habitualmente muito atarefados. Caso ele não seja intuitivo e de fácil uso, a chance de que os profissionais o deixarão de lado é alta.

Integração

Ter vários softwares independentes em um hospital pode ser um problema. Inicialmente, é necessário que os funcionários do serviço sejam treinados para cada um deles. Em segundo lugar, os pacientes devem ser manualmente inseridos individualmente em todos os programas utilizados pelo hospital. Isso aumenta o retrabalho dentro do serviço, diminui sua produtividade e, consequentemente, aumenta suas filas.

O ideal é que um software de tecnologia em gestão hospitalar seja o mais abrangente possível. Imagine, por exemplo, que você coordena o setor de cirurgia. O sistema deve cobrir desde o pedido do procedimento pelo médico, passando pela alocação física de salas, até a liberação pelo plano. Assim, a gestão fica muito mais fluida e automatizada, evitando o retrabalho e facilitando o planejamento.

Você conhece a Intelectah?

A Intelectah é a solução hospitalar que se encaixa nesses requisitos para um sistema de gestão em saúde. Desenvolvemos uma plataforma exclusiva e abrangente, que processa desde o agendamento até a autorização das cirurgias. Deixe os processos burocráticos conosco e leve sua gestão a um novo patamar!

E agora, está mais claro o que é tecnologia em gestão hospitalar? Conhecendo essa ferramenta e sabendo como escolher um bom software, fica muito mais fácil implementar essa novidade no seu hospital. Se você se interessou sobre o tema, não perca tempo e visite o site da Intelectah!