Hoje, é praticamente impossível imaginarmos uma unidade de saúde que não utilize um sistema hospitalar para dar suporte ao seu gerenciamento de processos. Afinal, esse tipo de recurso oferece diversas possibilidades de melhoria no atendimento e de redução de custos e desperdícios, além de ter um impacto direto no nível de satisfação de colaboradores e pacientes.

No artigo de hoje, veremos o que torna esse sistema hospitalar uma ferramenta imprescindível para qualquer instituição que visa buscar a excelência. Continue lendo e entenda!

Afinal, o que é um sistema hospitalar?

Um sistema de gestão hospitalar é um software projetado para simplificar a administração de algumas, ou mesmo de todas as áreas de um hospital, como médicos e enfermeiros, o setor financeiro, o administrativo e o processamento de serviços. Sem dúvida, esse tipo de tecnologia está revolucionando a medicina.

As demandas atuais e o nível de expectativa dos pacientes são cada vez maiores. Além disso, novas soluções e procedimentos vem sendo aplicados, e os recursos disponíveis existem em número bem maior do que antigamente. Tudo isso exigiu que o gerenciamento hospitalar evoluísse também — e é exatamente para resolver essa questão que servem os sistemas.

Eles possibilitam todo o funcionamento de uma unidade de saúde de forma integrada e com reduzida utilização de papel. Também faz com que todas as informações sobre pacientes, médicos, funcionários, estoques e detalhes administrativos do hospital estejam disponíveis de modo simples e seguro.

Com isso, a instituição e os seus colaboradores podem focar em melhorar o atendimento aos pacientes, reduzindo custos sem perder qualidade. Isso torna a comunicação e a coordenação entre áreas mais eficiente, e ainda permite decisões mais assertivas, pois facilita a apuração de indicadores de desempenho.

Quais são as vantagens de um software de gerenciamento?

Todo bom gestor deve procurar soluções desse tipo, que permitem controlar os processos e identificar pontos de atuação para a correção de problemas.

Atualmente, com um bom sistema de saúde, é possível ter uma visão clara da disponibilidade de médicos, enfermeiros e técnicos, da ocupação de leitos, do estoque de medicamentos e dos históricos dos pacientes. Ele também ajuda em questões administrativas, como a folha de pagamento, o cadastro de fornecedores, o fluxo de caixa e a contabilidade, reduzindo perdas e eliminando erros.

Para garantir essas vantagens, contudo, é importante buscar uma empresa que ofereça algo realmente alinhado às suas necessidades e expectativas, e cuja implantação seja fácil e tenha um bom custo-benefício.

Como um sistema pode melhorar o agendamento de cirurgias?

Pensando no agendamento de cirurgias — que é uma das atividades mais relevantes em uma instituição de saúde — contar com um parceiro de expertise e vivência de mercado pode ser um grande diferencial para o sucesso. Afinal, esse é um processo crítico, que envolve muitos atores e tem impactos diretos na lucratividade da instituição.

O hospital se preocupa em otimizar a gestão dos leitos; os médicos, em fazer as solicitações para as cirurgias de maneira menos burocrática; os funcionários administrativos, em ter a melhor comunicação com as operadoras de saúde; e os pacientes, em ter seus procedimentos autorizados o mais rápido possível.

Nesse sentido, a Intelectah oferece a solução perfeita para amarrar todas essas pontas por meio de sua plataforma Neoh. Então, se você ficou interessado, entre em contato conosco, agende uma reunião e veja como podemos ajudar a sua instituição com o agendamento de cirurgias para aumentar a eficiência dos seus atendimentos!