No campo da saúde, a tecnologia têm impactos imensuráveis. São tantas novidades, até parece que todo dia nasce um novo mundo. Uma enxurrada de avanços que envolve uma mudança em vários pontos do cenário hospitalar, desde a estrutura, processos, equipamentos e o avanço da medicina.

Na gestão hospitalar, há uma compreensão de que sistemas desenvolvidos direcionados à área, fornecem um forte apoio em diversas vertentes. Para registro, armazenamento e controle digital das informações dos pacientes, por exemplo, o uso do prontuário eletrônico do paciente, e na otimização dos processos autorização e pré-agendamento de cirurgias, a plataforma de agendamento on-line de cirurgias.

Outras tecnologias inovadoras, publicadas pelo Fórum Econômico Mundial, representam avanços que, segundo especialistas e cientistas, surtirão efeitos nos próximos anos. A realidade aumentada, que auxiliará os cirurgiões a visualizar os tecidos abaixo da pele de um paciente em três dimensões, e a medicina personalizada, onde ferramentas avançadas que detectam os sinais de um distúrbio para decidir a probabilidade de contrair uma doenças.

Certamente, as inovações tecnológicas abrem novos horizontes. A grande sacada das instituições de saúde é manter a “porta aberta” para o mundo de mudanças, incorporar essa nova gestão tecnológica de forma natural no dia a dia, para que as soluções façam sentido e garantam um atendimento de excelência, sempre a favor do bem maior do ser humano: a saúde.