O mundo passa continuamente por uma evolução tecnológica, e a gestão hospitalar não fica de fora. Processos como a digitalização de documentos, a automação de atividades e o controle de pessoal devem estar integrados e otimizados para que alcancem máxima eficiência.

A informatização de processos confere eficiência e agilidade na tomada de decisões, além de gerar economia financeira. Além disso, com os mecanismos internos da gestão fluindo, é possível focar esforços no escopo do negócio, ou seja, no bem-estar dos pacientes — e não em tarefas contínuas e manuais que são facilmente automatizáveis por meio de ferramentas digitais.

Quer entender como a informatização de processos pode contribuir para o seu hospital? Siga a leitura e descubra!

Gestão de pessoas

Por meio de indicadores de desempenho traçados pela gestão, é possível gerir todas as tarefas dos colaboradores de uma unidade de saúde, definindo quais ações têm êxito ou não. Com o monitoramento digital de pessoal, os gestores podem acompanhar em tempo real quais são as tarefas diárias de um profissional e qual foi a qualidade alcançada em sua execução. Esses fatores oferecem mais eficiência a todos os processos realizados.

Controle de faltas e marcações

O controle do agendamento de cirurgias é um desafio em qualquer hospital, bem como o melhor aproveitamento de salas ociosas. Portanto, é importante a utilização de soluções de qualidade para acompanhar e fazer uma melhor gestão desse processo.

De posse das informações certas, é possível descobrir os principais motivos das faltas e cancelamentos para levantar possíveis soluções que reduzam esse índice, o que pode se reverter em mais economia na implantação da solução.

Gestão de contas e pagamentos

Realizar a informatização do setor de contas e pagamento é imprescindível para se garantir a saúde financeira de um hospital e possibilitar melhor controle sobre o dinheiro da instituição. Adotar a solução permite que todos os processos estejam sob total controle do gestor, como:

  • folha de pagamento de funcionários;
  • pagamento de terceirizados;
  • compra de insumos;
  • custos de manutenções periódicas;
  • entre outros.

O cruzamento das contas a pagar e a receber permite o gerenciamento correto do índice de investimentos e fluxo de caixa da unidade. Esse controle é muito importante, principalmente, em caso de procedimentos com custos mais altos, como as cirurgias.

Controle de qualidade

Com o amplo controle permitido por um software de gestão hospitalar, é possível estabelecer e acompanhar, de forma muito mais efetiva, níveis de qualidade das rotinas de trabalho e do atendimento ao paciente em um hospital. Isso acontece porque essas ferramentas integram dados de diversos setores da unidade, facilitando o acesso rápido às informações necessárias.

Um exemplo é o agendamento de procedimentos cirúrgicos. Ele exige que vários protocolos sejam revistos: relatórios técnicos, cotações, análise de documentos, autorizações prévias e todo o processo de pré-internação. Com o controle integrado dessas informações, é possível garantir maior eficiência e qualidade em cada uma dessas fases, inclusive para otimizar a gestão de salas ociosas.

Padronização e protocolos

Criar padrões e estabelecer protocolos específicos para todos os setores e procedimentos a partir de uma solução digital garante que os processos do ambiente hospitalar sejam feitos de forma rápida e independente.

Um exemplo disso é marcação de cirurgias. A utilização de ferramentas que permitem a informatização de processos com todos os protocolos necessários — desde dados de procedimentos até regras comerciais de convênios — possibilita dar mais celeridade a essa fase, garantindo mais comodidade ao médico e conforto ao paciente.

Como vimos, a informatização de processos pode contribuir de diversas formas para uma melhor gestão do seu hospital, gerando mais facilidade no dia a dia do trabalho em todos os setores, além de garantir mais segurança em ações e tomadas de decisão e, principalmente, no que diz respeito à economia financeira da instituição.

Gostou dessas informações? Tem uma sugestão ou elogio? Então, deixe seu comentário no post! Queremos saber sua opinião!