Como melhorar a comunicação no agendamento cirúrgico

Conheça os recursos da plataforma líder em agendamento de cirurgias que contribuem para fluidez da comunicação

Os hospitais são instituições que possuem serviços complexos com um ambiente bastante heterogêneo. A diversidade de profissionais, o grande fluxo de pacientes e a atmosfera de tensão, são algumas das caraterísticas que favorecem, naturalmente, o surgimento de ruídos na comunicação.

Uma instituição de saúde que possui uma comunicação eficiente, consegue reduzir as ocorrências de erros e pode tornar a cirurgia mais segura. Por isso, que o assunto em questão, acaba tornando-se um desafio ainda maior no centro cirúrgico.

Comunicação no cento cirúrgico

Não é de hoje que esse assunto é pautado como essencial no centro cirúrgico. Em 2009, a Organização Mundial de Saúde lançou um protocolo Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, onde enfatiza a importância de promover uma comunicação entre os membros da equipe cirúrgico por meio da lista de verificação de segurança cirúrgica em formato de checklist.

A conduta tem o propósito de evitar falhas, reduzir a ocorrência de incidentes, mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização da cirurgia, no local correto e no paciente correto.

 

Comunicação no agendamento cirúrgico

A comunicação é a base de um bom tratamento. É a partir dessa troca entre o médico e paciente, que o médico consegue entender as dores, sintomas e todo o seu histórico.

Mas a comunicação na saúde vai muito além desta interação. É por meio dela  que é possível estabelecer meios de promover fluidez em demandas administrativas como no agendamento cirúrgico.

Por isso, contar com uma solução que melhore a comunicação entre o corpo clínico e as equipes de apoio pode fazer toda a diferença. Pensando no êxito dos procedimentos, na produtividade, na eficiência do setor, redução de erros e perdas, na velocidade de resolutividade das demandas e no bem-estar dos pacientes.

Por esse motivo, muitas instituições estão conectando com novas tecnologias, como o Neoh Cirurgia, que tem levado maior eficiência no agendamento e na autorização aos hospitais líderes do Brasil.

Conheça a solução líder em agendamento de cirurgias e entenda os recursos que contribuem para eficácia da comunicação no agendamento cirúrgico:

  • Formulário Eletrônico Inteligente

O Formulário Inteligente padroniza, organiza e descentraliza a solicitação das cirurgias para médicos e suas secretárias. Substitui outros canais como telefone, e-mail e WhatsApp.

  • Chat On-line com a Central de Atendimento

Comunicação em tempo real com acesso a notificações, identificação de procedimentos e acesso ao histórico das conversas.

O cirurgião consegue tirar dúvidas, confirmar informações e ter uma interação eficiente entre os envolvidos e resolver pendências com a equipe através do chat.

  • WhatsApp na comunicação do agendamento cirúrgico

O WhatsApp no Neoh Cirurgia permite desenvolver gatilhos padronizados que estabelecem a comunicação direta com médicos e pacientes. Essa funcionalidade permite que os cirurgiões sejam notificados das movimentações dos pedidos cirúrgicos, e que os pacientes recebem informações da programação de sua sua cirurgia por meio do WhatsApp.

  • Notificações Inteligentes

O recurso Notificações Inteligentes permite configurar o recebimento de alertas dos pedidos de cirurgias por E-MAIL ou SMS.

Essa funcionalidade dispõe uma série de gatilhos pré-programados que permite ao hospital padronizar, de acordo com as suas necessidades, as seguintes notificações: autorizações, comprovantes, movimentações, atualização das guias e pendências.

Conte com a Intelectah para garantir comunicação sem ruídos entre médicos, equipe de apoio e pacientes e alcance a eficiência no agendamento e autorização de cirurgias.

Entre em contato com a nossa equipe e agende uma demonstração.