O agendamento de salas cirúrgicas é uma atividade burocrática e com elevado índice de cancelamentos. Nesse processo pode haver um grande número de telefonemas, demora e esforços pouco produtivos, que resultam na lentidão do atendimento e em prejuízos em longo prazo.

Muitos gestores de hospitais podem ter dificuldades de encontrar uma solução para o problema e acabam perdendo clientes. Mas, será que há como diminuir o tempo de agendamento de salas cirúrgicas?

Este post foi preparado para mostrar que sim, há soluções disponíveis. Quer entender melhor essa questão e otimizar a sua gestão? Confira o conteúdo a seguir e saiba mais sobre o tema!

Quais são as dificuldades do agendamento de salas cirúrgicas?

O agendamento de salas demanda muitos procedimentos internos na administração do hospital, além de outros processos necessários para que a cirurgia aconteça. Isso é associado às escalas de trabalho dos profissionais, o que inclui várias burocracias para manter as todas as ações em ordem.

Porém, muitas vezes falta praticidade na sistematização desse trabalho. São as agendas que não coincidem, muitos papéis e a dificuldade no revezamento das ferramentas cirúrgicas, gerando lentidão e desgaste no processo.

Os pacientes ficam prejudicados e, às vezes, o quadro de saúde se agrava pela demora na marcação da cirurgia. As agendas dos médicos ficam com pendências, enquanto muitas salas passam um grande tempo ociosas, pela dificuldade de agendamento da cirurgia. Os prejuízos são diversos, ultrapassando as questões financeiras e alcançando a saúde e a qualidade de vida de colaboradores e clientes.

Como reduzir o tempo de agendamento de cirurgias?

Uma das melhores soluções para as dificuldades no agendamento de salas operatórias é utilizar os recursos disponibilizados pela tecnologia. O mercado possui softwares de gestão especializados no gerenciamento de salas de cirurgias. Com uma ferramenta dessas, todo o procedimento necessário para se marcar uma operação é realizado por vias informatizadas.

Assim, o processo é conduzido de forma rápida, ágil e eficiente, favorecendo os prestadores de serviço, os pacientes e o hospital. As demoras são eliminadas dos procedimentos, assim como a ocupação de salas é feita de forma otimizada, evitando tempo ocioso.

Há empresas no mercado que oferecem essas soluções, o que inclui um suporte especializado — fundamental para a fase de adaptação da instituição ao novo sistema. Assim, a implementação do programa é realizada de maneira efetiva, promovendo um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Quais são as vantagens de se utilizar uma plataforma para o agendamento de cirurgias?

Há vários benefícios em se utilizar plataformas para o agendamento de salas cirúrgicas.

Redução do número de faltas

As faltas nos procedimentos hospitalares são um verdadeiro problema para os profissionais e para gestão da instituição, gerando tempo ocioso e prejudicando o tratamento do paciente. Uma solução informatizada de agendamento de salas realiza o envio de SMS e e-mails para a confirmação de presença e outras atualizações sobre o agendamento.

Isso poupa trabalho desnecessário dos colaboradores, que utilizariam muito tempo para emitir mensagens para os clientes. A medida evita as faltas e garante um fluxo otimizado dos atendimentos, minimizando as ausências e permitindo ao paciente avisar antes, caso ele não vá comparecer.

Otimização da ocupação de salas

Com uma solução de agendamento de salas cirúrgicas, é possível planejar a reserva de salas com mais efetividade. As funções do sistema são programadas para integrar os módulos de agendamento, fazer a solicitação de autorizações e a checagem com convênios, facilitando todo o trabalho de marcação. Com isso, o hospital consegue marcar os procedimentos com mais rapidez e agilidade, garantindo melhores resultados para todos.

Produção de relatórios de gestão

As soluções de agendamento de cirurgias emitem relatórios estratégicos que são importantes para a gestão do hospital. Esses documentos informam sobre faltas, cancelamentos, tipos de atendimentos, convênios e diversos outros dados que são necessários para a realização de análises e da contabilidade.

Com essas informações reunidas com praticidade pela tecnologia, os gestores podem desenvolver estratégias para o enfrentamento das questões. Assim, há mais efetividade no trabalho de gerenciamento.

Aumento da agilidade e eficiência dos processos

Uma solução informatizada permite que os processos sejam realizados com precisão e agilidade. As respostas de solicitação de cirurgias dos médicos é mais rápida, beneficiando os profissionais e os pacientes.

A informação fica integrada no sistema, circulando com facilidade e fluidez entre os funcionários da administração e médicos. A ferramenta automatiza a maior parte dos processos de agendamento de salas, gerenciando os horários de ocupação e conectando os dados às agendas dos médicos. Assim, as atividades são desempenhadas de forma otimizada, trazendo satisfação para a equipe e para os clientes.

Mais qualidade de vida para o paciente

Quando o processo de marcação de cirurgias demora, muitas vezes a saúde do paciente pode piorar. Além disso, a expectativa e a frustração geradas com a demora para marcar a operação são fatores que prejudicam a relação do cliente com os médicos e com o hospital. Com uma plataforma para a gestão de cirurgias, é possível agendar as operações com rapidez e efetividade. Isso evita a piora do quadro da pessoa e permite que os clientes fiquem mais satisfeitos com os serviços prestados.

Suporte para adaptação à ferramenta

Implementar uma nova ferramenta no hospital sempre demanda vários esforços adaptativos. É um novo recurso, que traz exigências diferentes e exige novas habilidades dos colaboradores. As empresas que oferecem soluções para o agendamento de cirurgias também dão suporte para a adequação ao programa.

Essa possibilidade facilita a adaptação à novidade e permite que os profissionais tenham com quem contar caso apresentem dificuldades com os recursos informatizados. Assim, seus funcionários aprendem com mais tranquilidade.

Como vimos, o agendamento de salas cirúrgicas é uma tarefa fundamental e trabalhosa para as instituições hospitalares. Porém, essas ações podem se tornar mais fáceis com apoio de uma solução informatizada. Uma solução traz mais agilidade, qualidade e rapidez ao atendimento, automatizando os procedimentos operacionais e melhorando a satisfação de todos os envolvidos.

Então, você gostou de saber que é possível reduzir o tempo de agendamento de salas cirúrgicas com o apoio de uma plataforma? Ainda ficou com alguma dúvida? Então, entre em contato conosco agora mesmo! Teremos prazer em atendê-lo!