Um dos maiores problemas vivenciados no cotidiano das instituições de saúde é o cancelamento de cirurgias. Os motivos que justificam esse ato são os mais diversos e as consequências geram impactos imensuráveis.

Sabe-se que imprevistos acontecem e são inerentes ao dia a dia das pessoas. Entretanto, as razões utilizadas para justificar o não comparecimento incluem desde o mau planejamento (de ambas as partes) até a falta de compromisso.

Visando reduzir a taxa cancelamentos, as instituições devem optar por maneiras inovadoras que auxiliem nesse processo. Elas precisam envolver tanto aspectos tecnológicos quanto o aperfeiçoamento de práticas já utilizadas.

Neste artigo, abordaremos alguns motivos vinculados à não realização de um procedimento e os efeitos provocados por isso, bem como maneiras inovadoras para evitar tal tipo de transtorno. Continue a leitura!

Por quais motivos ocorre o cancelamento de cirurgias e quais são as consequências?

Antes de nos aprofundarmos, de fato, nas inovações vinculadas ao processo, é necessário elucidar o porquê de ele acontecer e como isso afeta a gestão hospital. Para análise, é preciso considerar três aspectos: paciente, equipe médica e hospital. Abordaremos cada um deles a seguir.

Paciente

Os principais impasses que envolvem o paciente são os atrasos ou o não comparecimento ao compromisso agendado. O efeito provocado é global, atingindo os demais pacientes que aguardam pela oportunidade de agendar um procedimento e, consequentemente, aumentando a lista de espera.

O não comparecimento afeta outros locais além da própria instituição onde seria realizada a cirurgia. Isso acontece pelo fato de os profissionais da saúde usualmente trabalharem em mais de um estabelecimento. Dessa forma, a espera por um paciente pode perdurar por tempo suficiente para que os compromissos do médico nas outras instituições também sejam afetados.

Equipe médica

Entrando agora no âmbito da equipe médica, os problemas relacionados a ela envolvem a marcação de cirurgias e a documentação necessária para que o procedimento possa ser realizado. No primeiro caso, é preciso considerar o esquecimento do médico perante seus compromissos e também o overbooking, que remete ao excesso de agendamentos para aquele profissional.

Também é fundamental prezar pela documentação bem estabelecida antes da cirurgia. Isso inclui aspectos burocráticos, como o termo de compromisso, e clínicos, a exemplo da realização dos exames necessários para a autorização do procedimento.

Hospital

Por fim, há os motivos e impactos vinculados ao cancelamento no aspecto da gestão hospitalar. As causas para esse transtorno estão relacionadas com questões estruturais e burocráticas do dia a dia local.

Quando a cirurgia é marcada, mas não realizada, o centro cirúrgico reservado previamente não é utilizado e fica ocioso, prejudicando diretamente o fluxo hospitalar. Além da estrutura representada pelos leitos e salas, é preciso considerar os equipamentos necessários para o procedimento, sendo de suma importância manter em estoque todos os produtos essenciais.

Já as razões burocráticas envolvem, principalmente, a comunicação entre as operadoras de saúde e o hospital. Isso influencia no tempo necessário para o agendamento de cirurgias, causando impactos muitas vezes negativos a todas as instâncias envolvidas.

Por fim, a não realização de uma cirurgia implica em um menor faturamento, diretamente relacionado com aquele procedimento marcado que deixou de ser feito. Agora que você já sabe quais são os principais motivos e as consequências do cancelamento, vamos conferir como diminuir tal índice?

Como reduzir o não comparecimento de forma inovadora?

Visto que a tecnologia é uma importante aliada na tarefa de reduzir o não comparecimento, é de suma importância que seja utilizado um bom software para gestão. Suas diversas funcionalidades e ferramentas permitem otimizações em diferentes etapas do processo, influenciando desde o agendamento até os relatórios gerados para análises de resultados.

A seguir, acompanhe alguns desses benefícios proporcionados pelo sistema na missão de reduzir os cancelamentos e não comparecimentos!

Powered by Rock Convert

Otimize o agendamento das salas

Antes de tudo, o hospital deve estar preparado para a realização dos procedimentos. Pensando nisso, o software realiza o agendamento das salas cirúrgicas com maior eficiência, abrangendo todas as instâncias envolvidas — hospital, convênio e paciente. Isso garante excelência ao fluxo do local e evita a ociosidade de leitos ou compartimentos.

Ademais, a otimização do agendamento se associa com a facilidade no acesso às informações, mantendo a equipe médica ciente de seus compromissos. Isso porque os softwares permitem a integração entre as partes implicadas no processo.

Ressaltamos também que, com a automatização, há um impacto financeiro positivo para o hospital. Além do aumento da fluidez de pacientes e profissionais, há a redução da taxa de não comparecimentos e uma diminuição no número de funcionários responsáveis pela marcação de cirurgias.

Por fim, quando o assunto é saúde, a qualidade de vida deve se sobressair em relação ao âmbito econômico. E o software também possibilita isso! Com a rapidez no agendamento e o longo prazo na marcação do seu procedimento, o quadro de saúde do paciente não piora, o que o deixa mais tranquilo nesse momento delicado.

Envie lembretes ao paciente

Esquecer-se de um procedimento é muito comum. Portanto, devem ser adotadas práticas capazes de lembrar o paciente sobre seu horário agendado para a cirurgia. Antes de tudo, é imprescindível manter a ficha de cadastro atualizada em relação aos principais meios de contato, como e-mail, telefones fixo e celular, endereço e redes sociais.

Embora a comunicação esteja cada vez mais focada na internet, as ligações telefônicas não devem ser abolidas totalmente, pois muitas pessoas ainda têm apenas o telefone como contato principal.

Diante disso, a instituição deve criar estratégias que mais se adéquam à sua realidade acerca do melhor dia e horário para entrar em contato com o paciente. Essa comunicação também será possibilitada pelo software, por meio de sua programação para envio de e-mails e mensagens instantâneas.

Cada local tem suas particularidades, mas é importante que o contato seja feito com, no mínimo, 24 horas de antecedência ao procedimento. Dessa forma, caso o indivíduo não confirme seu horário e o deixe vago, é possível dar andamento à lista de espera.

Analise relatórios e melhore a gestão

Uma das funcionalidades que mais auxiliam a parte administrativa do hospital é a geração de relatórios. Por meio deles, é possível inteirar-se acerca dos dados e dos resultados obtidos em determinado período.

É viável fazer, por exemplo, o controle de estoque de maneira eficiente. Há maior praticidade no gerenciamento dos produtos e equipamentos necessários, assegurando que o contato com o fornecedor seja feito em tempo hábil para a entrega.

Mais importante do que analisar os resultados é estabelecer estratégias que elevem a qualidade da gestão e sejam capazes de solucionar os pontos que precisam de melhorias. Assim, outros impasses que podem ser resolvidos são justamente o não comparecimento e o cancelamento de cirurgias.

Solicite suporte para adaptação sempre que necessário

A implementação de um software requer mudanças na organização e nas habilidades técnicas básicas para garantir seu bom funcionamento. Diante disso, a instituição não está desamparada, uma vez que a empresa fornecedora se torna uma aliada no momento de adaptação.

Portanto, a utilização do sistema deixa de causar receios e preocupação tanto no quesito eficiência quanto no âmbito técnico, proporcionando grandes benefícios à organização contratante e sendo uma forma inovadora de garantir a redução no cancelamento de cirurgias.

Vimos, então, que as questões vinculadas ao cancelamento de cirurgias são as mais diversas e seus impactos são imensuráveis. Reforçamos que a tecnologia auxilia na redução desse tipo de ato, melhorando o fluxo da instituição de saúde e facilitando o processo para a equipe, o paciente e os gestores.

Interessou-se pelo assunto e quer conhecer um software capaz de auxiliar no agendamento das cirurgias? Então, entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert