Para que um hospital funcione de maneira efetiva e consistente, as engrenagens precisam estar bem ajustadas. Por isso, é importante investir em formas de melhorar a administração e o controle das diferentes áreas. Neste artigo, em especial, veremos tudo sobre centro cirúrgico, que é um dos setores mais vitais para que a sua instituição tenha sucesso.

Veremos por que é tão importante investir na gestão dessa área, além de conhecer meios que permitem otimizar os processos utilizando tecnologia. Continue a leitura para conferir!

Qual é a importância de gerenciar corretamente o centro cirúrgico?

O gerenciamento de qualquer área em um hospital é intrinsecamente complexo. Afinal, são inúmeros os fatores que o influenciam — e, diferentemente de outras indústrias, há de se ter uma preocupação adicional com o bem-estar dos pacientes. Desse modo, algumas das práticas de gestão mais conhecidas e utilizadas em outros setores não podem ser utilizadas aqui. É preciso adaptar ou criar metodologias específicas.

Ainda assim, uma instituição privada de saúde precisa preservar a sua rentabilidade. É importante que os acionistas consigam fazer com que o negócio seja lucrativo, por isso é tão fundamental investir para que os processos aconteçam da melhor maneira possível.

Cabe ao gestor, então, criar uma cultura em que todos os colaboradores — tanto médicos, quanto enfermeiros, técnicos e funcionários administrativos — prezem pela redução de desperdícios e otimização do uso dos recursos, ainda que sem perder de vista a qualidade dos serviços prestados.

A boa gestão do centro cirúrgico termina por influenciar todo o hospital. Por exemplo: a área de suprimentos, que pode planejar com mais inteligência a compra de medicamentos e outros insumos; ou a área da enfermaria, que pode organizar melhor a oferta de quartos e leitos.

O que fazer para melhorar essa gestão?

Hoje, com os avanços da tecnologia, bem como as orientações que podemos obter por meio de instituições que certificam a qualidade dos serviços prestados por uma unidade de saúde, temos acesso a diversas ações que podem contribuir para a melhoria dos processos gerenciais. Vejamos as principais delas.

Invista em um software de agendamento e controle

Existem boas opções no mercado que servem para que você faça todo o gerenciamento do seu centro cirúrgico de maneira integrada. Esse tipo de solução permite planejar melhor a utilização dos leitos, com melhores previsões de ocupação.

Eles também automatizam e simplificam os aspectos burocráticos envolvidos, pois colocam todos os interessados em um mesmo ambiente on-line, facilitando a comunicação e reduzindo os prazos para as autorizações. Normalmente, esses softwares são hospedados na nuvem, fazendo com que você não precise gastar com servidores — o que ainda aumenta a segurança da informação.

Trabalhe na perspectiva do Big Data e Analytics

Big Data é o nome dado à enorme quantidade de dados que as empresas conseguem gerar atualmente, em virtude da utilização massiva de sistemas informatizados em seus processos.

Antes, para fazer uma análise, era necessário que um profissional fizesse a compilação de informações originalmente vindas de formulários em papel ou de planilhas não integradas. Agora, toda a informação está à disposição e pode ser facilmente agrupada de acordo com o interesse. Assim, a partir da conversão desses números em indicadores (por meio do chamado Analytics), é possível tomar melhores decisões.

Estabeleça metas

Uma boa gestão precisa ser baseada em indicadores de desempenho e metas atingíveis. Então, trabalhe se valendo das comparações com períodos anteriores e de benchmarks externos, que podem ser obtidos por meio de estudos científicos ou mesmo quando divulgados por instituições internacionais de referência.

Lembre-se de que é missão do gestor trabalhar para que as equipes alcance as metas propostas, dando subsídios para que isso aconteça. Pense, portanto, em tudo o que for crítico na gestão do seu centro cirúrgico, e o acompanhe criteriosamente.

Por fim, vale dizer que o Brasil é um país de contrates. Muitos hospitais possuem equipamentos avançados e podem contar com excelentes profissionais, não apenas nos aspectos médicos, mas também no que diz respeito à questão gerencial. Outros, por sua vez, ainda têm excesso de processamentos manuais, com inúmeros problemas acarretados por falhas na administração.

Agora que você já sabe tudo sobre centro cirúrgico, pode buscar a excelência na gestão dessa área tão relevante para o funcionamento de toda a unidade! E, caso queira se aprofundar, descubra também qual é o termômetro do seu centro cirúrgico no intuito de elevar o nível do seu hospital.

Powered by Rock Convert