O uso da tecnologia revolucionou a maneira de se lidar com a saúde. Além de hoje termos métodos diagnósticos mais precisos e medicamentos mais complexos, a interação médico-paciente é mediada, em várias áreas, pela era digital.

Hoje, valores como pressão arterial e glicemia já podem ser aferidos no domicílio. O contato com médicos se torna cada vez mais facilitado com o uso de aplicativos de mensagens instantâneas. Em breve, a saúde digital será um tema mandatório na medicina.

Esse termo se refere, intuitivamente, ao uso de gadgets, aplicativos e instrumentos digitais para o cuidado médico. Por se tratar de um instrumento novo na prática da medicina, é natural que existam dúvidas e mitos relacionados às suas funções, limitações e indicações.

Pensando nisso, a Intelectah elencou os principais impactos que a saúde digital acarreta na vida de pacientes e de gestores em saúde. Confira a seguir.

Acompanhamento estreito do paciente

Pacientes diabéticos sabem perfeitamente como a saúde digital mudou o rumo de sua atenção médica: há alguns anos, a medição da glicemia era mais cara e desagradável, o paciente devia se locomover até o laboratório e ter seu sangue venoso coletado para análise. Hoje, com o uso de glicosímetros domiciliares, o paciente pode verificar seu nível de glicose no sangue, várias vezes por dia, com pouco custo e maior comodidade.

A possibilidade de averiguação desses parâmetros em casa traz ao médico uma visão muito mais próxima do paciente do que por meio dos métodos convencionais. Da mesma maneira que diabéticos se beneficiam da saúde digital, outros pacientes podem investir em aplicativos específicos, medidores de pressão e dispositivos wearebles que fornecem à sua atenção médica o melhor cuidado que eles merecem ter.

Redução de erros com a saúde digital

Como mencionado no tópico anterior, a visão mais precisa do cotidiano do paciente é uma ferramenta útil durante seu cuidado médico. Analisando pelo ponto de vista do profissional de saúde, esse instrumento reduz muito os erros que podem ocorrer com apenas visitas esporádicas e análises mais espaçadas. Um diagnóstico acurado leva a indicações cirúrgicas mais adequadas, redução de custos e maior eficácia do atendimento.

Otimização de agendamentos

Um agendamento sem controle pode ser foco de problemas graves na área da gestão em saúde. O aumento no número de cancelamentos pode trazer perda de recursos e de tempo, diminuindo a produtividade da instituição como um todo e trazendo frustração aos profissionais de saúde. Por outro lado, um aumento de fluxo em um ambiente desorganizado leva à sobreposição de horários e a imprevistos desagradáveis.

O uso de aplicativos de agendamento funciona como uma ponte que conecta, de forma simples e objetiva, o paciente até o sistema de saúde. Simplificando o agendamento e tornando-o completamente digital, o número de cancelamentos de última hora é reduzido e impede-se sobreposições de salas ou horários. É uma maneira de trazer maior comodidade ao paciente e de otimizar tempo e recursos para a gestão de saúde.

Automatização de tarefas

O fluxo em um hospital, local onde vários processos ocorrem ao mesmo tempo, pode ser complexo e confuso. Se o caminho a ser percorrido pelo paciente na instituição não for simples e objetivo, a chance de ele ficar insatisfeito com o serviço é maior, e com ela surgem os cancelamentos e a diminuição na receita.

A informatização de processos dentro do hospital é uma grande aliada para se findar de vez a burocracia, o excesso de formulários e a quantidade de filas. Como hoje a maioria das pessoas está familiarizada com o ambiente digital, é possível abrir mão dos processos burocráticos e facilitar o fluxo dentro da instituição por meio de aplicativos específicos e sistemas de check-in totalmente digitais.

A era da saúde digital chegou e veio para ficar. Prova disso são as grandes instituições e hospitais que já utilizam sistemas completamente integrados e aplicativos próprios destinados aos pacientes. A facilidade de uso e a rapidez oferecidos aos processos médicos abre ainda mais o leque de possibilidades da medicina, facilitando tanto a vida dos pacientes quanto a da gestão em saúde.

Ficou interessado em saúde digital? Então, confira também as 6 vantagens do sistema integrado de gestão hospitalar!