A estrutura física do centro cirúrgico é bastante complexa. Por essa razão, é importante investir em tecnologias criadas especificamente para melhorar sua performance. Isso significa reduzir o desperdício de insumos, otimizar processos e, consequentemente, alcançar mais rentabilidade.

Afinal, da mesma forma que esse setor é provavelmente o mais rentável, há muito potencial para ser um grande gargalo de recursos se não for constantemente monitorado de maneira adequada. Como buscamos criar ferramentas cada vez mais eficazes para auxiliar na gestão hospitalar, apresentaremos, neste post, os benefícios de investir em tecnologia para melhorar a estrutura dos centros cirúrgicos. Continue a leitura e entenda mais!

Conheça as vantagens de investir em tecnologia

A rotina de um centro cirúrgico é sempre intensa. Além disso, dentro de um hospital esse é provavelmente o setor mais rentável. Por essa razão, para evitar desacertos e desperdícios, é fundamental que você invista em planejamento e monitoramento das suas atividades.

No entanto, como se dedicar a isso em meio a tantas outras responsabilidades? A resposta pode estar nas novas ferramentas tecnológicas criadas exatamente com tal papel. Sem elas, agendar procedimentos, coordenar a rotatividade dos leitos e monitorar o uso dos insumos manualmente, por exemplo, pode ser bastante ineficiente!

A boa notícia é que os computadores estão aí para facilitar bastante as rotinas, incluindo na área de saúde. Então, não faz sentido continuar sobrecarregando a estrutura física do centro cirúrgico com agendamentos incorretos, leitos ocupados além do necessário e outros problemas se um software pode resolver todas essas demandas.

Saiba como a tecnologia pode otimizar a estrutura física do centro cirúrgico

Hoje em dia, cobrar documentos, informações sobre os pacientes e o agendamento dos pacientes ainda são tarefas feitas manualmente em muitos hospitais do país. Entretanto, quanto mais complexo for o caso, mais difícil será fazer isso de maneira eficiente.

Agora, imagine acessar um programa de computador com todos os procedimentos do dia, histórico dos pacientes, procedimentos obrigatórios e todas as informações necessárias para que qualquer profissional possa saber o que fazer em todas as etapas da cirurgia? Ou, então, se o paciente só pudesse agendar o procedimento quando todas as etapas anteriores estivessem efetivamente cumpridas e registradas no sistema?

Certamente isso abriria vagas para outras pessoas que já estivessem preparadas, minimizaria horários ociosos e ainda ajudaria na otimização do uso dos leitos. Para o hospital, isso significa economia de recursos e bom aumento dos lucros. Para o paciente, eficiência nos serviços!

Conheça alguns recursos tecnológicos para otimizar o centro cirúrgico

Que a tecnologia pode contribuir muito para aprimorar a estrutura física do centro cirúrgico, não há mais dúvidas. No entanto, falta dizer quais recursos podem ser utilizados para conquistar esse resultado tão positivo. Veja algumas opções a seguir!

Aposte na automação da solicitação de cirurgias

Imagine que o médico conduz o paciente para a cirurgia e encaminha seus documentos para o hospital. Esses documentos são recebidos por uma pessoa, que passa tudo para o setor de validação, em que outro colaborador deverá analisar o pedido.

Acontece que, durante essa grande cadeia de operações, pode acontecer de a solicitação não ser encaminhada com a prioridade adequada, os documentos sejam extraviados ou até mesmo esquecidos, dependendo do volume de solicitações. Agora, imagine que, depois de todo o tempo que isso levará para ser concluído, ainda faltem documentos! Esse é um tempo precioso, que significa prejuízos para o hospital e risco para os pacientes.

Por outro lado, por mais burocrático que seja o protocolo do hospital, a tecnologia pode garantir que o paciente saiba na hora quais documentos estão faltando e que a instituição trate o caso com a prioridade necessária. Assim, nenhum minuto será desperdiçado.

Basta um aplicativo apropriado para que o médico escolha o hospital e solicite a cirurgia. A partir daí, o sistema apresenta as informações sobre convênios e regras comerciais da instituição, e o médico só precisa carregar as informações do paciente, que recebe o comprovante do agendamento e acompanha todas as etapas do processo pelo sistema.

Garanta acesso ao prontuário on-line

Outra vantagem da tecnologia é que o médico que solicitou a cirurgia pode adicionar ao aplicativo todas as informações contidas no prontuário do paciente. Com esse documento on-line, a equipe do hospital que realizará o procedimento consegue entender o histórico da pessoa rapidamente, dar a prioridade adequada e ainda garantir mais segurança durante o processo.

Além disso, todas as informações posteriores serão adicionadas ao aplicativo, alimentando o prontuário on-line e facilitando a continuidade do tratamento fora do hospital. O paciente, assim, ganha tempo e a instituição não perde recursos.

Disponibilize atendimento mobile para os pacientes

Fazer uma cirurgia por si só é motivo de muita ansiedade, e não saber exatamente em que ponto o processo está pode agravar a situação, especialmente quando a demora for grande. Desse modo, para aliviar as tensões, ter acesso à etapa em que o processo se encontra por meio de um app em seu celular pode ser bem tranquilizador. Afinal, se algo estiver demorando demais ou houver algum problema, o paciente saberá rapidamente o que está acontecendo e poderá solucionar o entrave o quanto antes.

Facilite a responsabilização dos envolvidos

Quando alguma coisa dá errado, é comum que comece um tipo de jogo de “empurra-empurra”, em que um indivíduo transfere a responsabilidade do erro para outro e ninguém chega à nenhuma conclusão. Isso cansa o paciente, aumenta as despesas do hospital e impede que a falha seja corretamente identificada.

Por outro lado, quando todos os atos são documentados em um sistema, é possível analisar exatamente em qual momento ele aconteceu e qual foi o setor responsável pelo problema. Isso traz mais segurança tanto para o paciente quanto para a instituição.

A tecnologia pode otimizar a estrutura física dos centros cirúrgicos de uma forma que raramente os processos manuais vão conseguir, por mais consistentes que sejam. Afinal, ao investir em um bom software, torna-se possível ter acesso a todas as informações do paciente, analisar a documentação, agilizar a marcação ou realização da cirurgia rapidamente e de maneira segura. Com isso, você evita os horários vagos, as cirurgias marcadas que não podem ser realizadas de última hora por falta de documentos, atrasos e até mesmo o extravio de documentos.

Que tal implementar novas ferramentas na sua instituição? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!