Para aumentar o engajamento dos pacientes e otimizar os processos internos referentes à comunicação médica, a tecnologia é, provavelmente, a melhor aliada. Vale frisar que a comunicação entre pacientes e hospitais é uma das principais bases para o atendimento e a boa prática médica.

Saiba neste post como a tecnologia pode ser bastante positiva na comunicação médica e em outros processos que facilitam a rotina e a satisfação dos pacientes!

A automação de processos repetitivos melhora a comunicação médica

Adotar sistemas informatizados, visando a automação de processos repetitivos, é o primeiro dos benefícios em relação a comunicação médica. É uma maneira de melhorar o fluxo das informações entre a equipe do hospital e ainda funciona como bom suporte na transmissão dessas informações aos pacientes. Um sistema de automação minimiza as falhas que podem comprometer de forma grave alguns tipos de tratamento.

Os agendamentos de cirurgia mais dinâmicos facilitam bastante os processos

O agendamento de cirurgia é conhecido por ser um dos processos críticos dentro de uma instituição de saúde. Todas as questões operacionais dizem respeito à reunião de informações sobre quantidade de leitos disponíveis, equipamentos e salas necessárias para os procedimentos; e ainda disponibilidade da equipe médica e dos demais profissionais envolvidos.

Incluir o dinamismo viabilizado pela tecnologia garante que essa estrutura seja organizada com mais facilidade, até mesmo para a visualização de todas as autorizações necessárias a fim de que uma cirurgia aconteça. A interação pode acontecer de maneira rápida e em tempo real entre todos os envolvidos, com mais eficiência e menos burocracia.

Lembretes de consultas e procedimentos aproximam os pacientes da instituição

Atrasos, encaixes, faltas: tudo isso costuma acontecer naturalmente nos hospitais. E, apesar de algumas vezes serem inevitáveis, em alguns casos esse tipo de confusão pode ser evitada ou, pelo menos, minimizada.

Os lembretes e procedimentos comunicados por meio de mensagens de texto ou e-mail, ajudam a confirmar a presença dos pacientes no dia e local do atendimento, que proporciona um vínculo melhor entre pacientes e a instituição, além de impactar na diminuição das queixas.

Os prontuários eletrônicos são soluções práticas para o dia a dia

O prontuário é uma espécie de “soma” de todas as informações acerca de um determinado paciente. Seu principal objetivo é manter os procedimentos médicos organizados e orientar os profissionais de saúde na melhor prestação dos cuidados. Sem essa documentação, o atendimento em continuidade pode ser prejudicado.

A chegada da tecnologia aparece como uma solução prática para os atendimentos diários, uma vez que é muito mais fácil acessar um prontuário eletrônico do que buscar esse documento impresso em meio a tantos outros papéis. Caso um prontuário não seja encontrado, por exemplo, o médico fica sem o conhecimento oficial acerca do histórico de saúde de um paciente, assim como outras informações relevantes sobre aquela pessoa.

A tecnologia está em um momento de, cada vez mais, ascender, com as pesquisas e descobertas que acontecem diariamente. Por essa razão (e também por todos os exemplos listados acima), deve ser vista como um poderoso aliado para a comunicação médica e um grande facilitador nos mais diversos processos da área.

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