Diversas conquistas ao longo de três décadas garantiram à Unimed Salto/Itu uma posição de destaque entre as cooperativas Unimed de todo o país. Apesar do crescimento, alguns processos como o de agendamento cirúrgico e tecnologias permaneceram inalterados.

A equipe de agendamento realizava um fluxo de trabalho com processos baseados em papel. O hospital tinha que levar as guias de atendimento manualmente à sede da operadora, isso gerava burocracia, demora para autorização de cirurgias e cancelamentos.

Reconhecendo o problema, os gestores passaram a buscar uma solução para padronizar e automatizar seus processos a fim de aumentar a eficiência, melhorar a comunicação entre as equipes e a experiência médica.

Principais desafios

  • Eliminar o envio manual da guia à operadora
  • Reduzir o uso de e-mail e ligações telefônicas
  • Oferecer mais transparência ao corpo clínico por meio do mapa cirúrgico
  • Acabar com o retrabalho da equipe de agendamento e autorização
  • Integrar sistema de gestão hospitalar
  • Eliminar o uso de vários canais de comunicação
  • Melhorar a produtividade da equipe
  • Engajar corpo clínico no processo
  • Obter indicadores e relatórios de produtividade

Implantação

A Unimed Salto/ITU automatizou todo o seu fluxo de trabalho de agendamento cirúrgico com o Neoh Jornada Cirúrgica.

A inserção da inovação em saúde teve início em 2022, mas, antes disso, a instituição de saúde realizou capacitação dos profissionais que fossem utilizar o software. A implantação foi desafiadora, envolveu a equipe administrativa e, em seguida, os multiplicadores seguiram com os treinamentos aos médicos e secretárias.

As capacitações, os treinamentos e o suporte da equipe de implantação da Intelectah, garantiu o sucesso de uso da ferramenta. Isso significa que o hospital reduziu o uso de vários canais como e-mail e telefone, reduzindo o retrabalho, os erros e os custos operacionais. O cenário melhorou a produtividade da equipe de agendamento e autorização, que pode se dedicar a outras atividades mais estratégicas.

“O Hospital tinha que levar as guias manualmente à operadora, que demorava para processar, gerando atrasos no processo de agendamento e autorização de cirurgias. Optamos por implantar o Neoh Jornada Cirúrgica por ser eficiente, líder no mercado e que integra ao HIS. O hospital conseguiu engajar todos os médicos e secretárias no uso da plataforma, que já corresponde a 100% dos agendamentos de cirurgias”.  Estefânia Soares – Enfermeira do centro cirúrgico

O Neoh Jornada Cirúrgica também facilita e agiliza o processo de marcação das cirurgias pelos cirurgiões do hospital. Com a solução, os médicos podem consultar a disponibilidade de salas, equipamentos e materiais, além de gerar as guias de autorização para a operadora de forma eletrônica.

Taxa de Engajamento de Pedidos de Cirurgias (Dashboard)

O hospital conseguiu engajar todos os médicos e secretárias com um plano de ação eficiente: uma equipe de suporte preparada no hospital para atender estes clientes na utilização da ferramenta.

Acompanhe os benefícios que a plataforma da Intelectah trouxe ao hospital:

Resultados alcançados

  • 100% de engajamento médico
  • Autonomia do corpo clínico
  • Redução de retrabalho das equipes
  • Integração completa com sistema de gestão hospitalar
  • Solicitação de cirurgias realizada apenas por meio do formulário inteligente
  • Fluidez na comunicação através do chat on-line e das notificações inteligentes
  • Eficiência operacional
  • Gestão do fluxo de trabalho das equipes
  • Maior performance da equipe de agendamento
  • Gestão de SLA agendamento de cirurgias por etapa do processo
  • Redução do tempo entre o pedido e a autorização

 

Unimed Salto/Itu

Uma referência em saúde na região

A Unimed Salto/Itu é uma instituição que oferece assistência de qualidade em diversas especialidades, com uma ampla e moderna infraestrutura hospitalar. Fundada em 1988, a instituição está localizada estrategicamente entre as cidades de Itu e Salto, atendendo cerca de 55 mil pessoas de toda a região.

Com 200 leitos, sendo 40 de UTI, possui um centro cirúrgico equipado com 10 salas, onde são realizadas em média 7.200 cirurgias por ano. Além disso, conta com serviços de diagnóstico por imagem, laboratório, hemodinâmica, oncologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e farmácia.

O hospital também se destaca pelas múltiplas atividades voltadas à prevenção, à qualidade de vida e à responsabilidade social que promove junto à comunidade. Entre elas, estão os programas de medicina preventiva, os projetos sociais, as campanhas de doação de sangue e de órgãos, as palestras educativas e os eventos culturais.

Com mais de 200 médicos cooperados e cerca de 600 colaboradores, tem como missão cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, com ética, humanização e sustentabilidade.

Aproveite e conheça a solução e veja como ela pode transformar o seu centro cirúrgico.  Clique aqui e agende um conversa com um dos nossos especialistas.

Case atualizado fevereiro de 2024