Salvar e guardar informações dos pacientes de forma eficaz e segura é uma grande preocupação em muitos hospitais ao redor do planeta. Datacenters, além de demandar grande investimento, ficam obsoletos com o tempo e têm grande custo de manutenção. O armazenamento em nuvem veio para resolver esses problemas. 

Para utilizar o melhor dessa tecnologia, basta contar com um bom fornecedor externo de nuvem. Todos os dados ficam arquivados com segurança e podem ser acessados em qualquer aparelho eletrônico com internet e por qualquer pessoa com login.

Ficou curioso e quer saber mais sobre esse assunto para facilitar a gestão do seu hospital? Então, confira a seguir os principais benefícios desse formato de armazenamento. 

Acesso móvel

Com o armazenamento em nuvem, todos os dados podem ser acessados remotamente, bastando ter uma conexão com a internet. Ou seja, é possível consultar dados do HIS (hospital information system), imagens médicas, processos administrativos e indicadores, e acessar utilizando celular, notebook ou tablet.  

Dessa forma, é possível ser mais ágil nas decisões, conectar mais facilmente a equipe e aumentar a produtividade. Com essa garantia, o trabalho fica mais eficaz e tranquilo. 

Escalabilidade

A capacidade de espaço de armazenamento em nuvem é ilimitada, ou seja, sempre que o hospital precisar, poderá ampliar o alcance. Assim, não será preciso prejudicar o orçamento de forma inesperada nem abrir mão das suas informações importantes. 

Proteção de dados

Quem é gestor sabe que não é fácil ficar com o sistema fora do ar, seja por motivos de equipamentos, sistemas, bancos dados ou links de comunicação.

Perder um dado importante ou simplesmente levar tempo demais para recuperar um backup pode significar prejuízo. Com o sistema na nuvem, é possível driblar esses riscos e ter proteção total ao mesmo tempo em que se garante a facilidade de acesso. 

Baixo custo

Mais eficácia e menos gastos? Contar com os serviços em nuvem é uma forma de reduzir os gastos com a aquisição de ativo imobilizado. Além disso, não será preciso investir em espaço físico, visto que toda a demanda necessária será realizada virtualmente.

Colaboração

Uma das maiores vantagens desse formato de armazenamento é permitir que todos os sistemas sejam compartilhados pelos membros da equipe que estejam engajados no mesmo processo. Essa é uma forma de unir funcionários que trabalham em diferentes setor ou unidades da mesma rede.

Com facilidade de uso e baixo custo, esse formato de armazenamento é indicado para todos os segmentos, de micro a grandes empresas, envolvendo pequenas clinicas a grandes centros hospitalares. 

O armazenamento em nuvem já faz parte da rotina de muitas empresas, seja para uso das operações diárias, seja para um site backup. E agora, que você já conhece todos os benefícios, basta começar a incluir essa novidade na sua pauta de gestor.

Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais para incluir amigos e colegas de trabalho.