A complexidade do centro cirúrgico

O centro cirúrgico se caracteriza por ser uma das unidades mais complexas do ambiente hospitalar devido aos diversos atores envolvidos (médicos, gestores, pacientes etc.), equipamentos utilizados e aos vários processos relacionados aos serviços de apoio, tais como: exames, diagnóstico por imagem, logística de suprimentos, OPME´s, medicamentos, esterilização de materiais, banco de sangue.

Uma programação cirúrgica segura e eficiente começa no processo de agendamento e autorização. Por isso é fundamental estudar todo o fluxo e identificar uma solução digital que facilite o gerenciamento dos pedidos, melhore a eficiência do processo e disponha dados seguros para tomada de decisão.

 Avance nas melhorias do processo de agendamento cirúrgico

Melhorias na eficiência dos centros cirúrgicos garantem a qualidade da assistência dos pacientes, a redução de custos, diminui a ociosidade das salas cirúrgicas e pode trazer um aumento na receita do hospital. Buscar melhorias é um caminho para garantir a experiência satisfatória aos envolvidos no fluxo.

A boa gestão do centro cirúrgico é essencialmente importante para qualquer hospital. E o fluxo de agendamento de cirurgias contribui fortemente para o funcionamento desse ecossistema. Por isso, separamos algumas melhorias para proporcionar eficiência ao processo:

1. Conhecer a importância da programação cirúrgica

A agilidade no agendamento cirúrgico é mandatória para que tudo ocorra bem no procedimento. Existem várias estratégias para sua execução, sendo o uso da tecnologia uma das principais. Além de tornar todo o processo mais simples e aumentar a satisfação dos pacientes, ele também traz uma série de benefícios.

Os pedidos feitos por meio do Neoh Cirurgia é garantia de segurança e rapidez no fluxo. Com a solução, não existe espaço para retrabalho ou ligações telefônicas, que muitas vezes demandam bastante esforço médico.

A plataforma de agendamento e autorização de cirurgia permite realização de pedidos com praticidade, gestão da produtividade da equipe assistencial, recebimento de confirmações dos procedimentos e realização de movimentações através do mapa cirúrgico.

2. Fazer planejamento cirúrgico

O processo de agendamento cirúrgico consiste em receber solicitações de agendamento, coletar documentação dos pacientes, enviar documentação do plano de saúde, solicitar autorizações de cirurgias e realizar agendamentos.

Ter uma previsão de quantos e quais são os profissionais envolvidos, quais os materiais e medicamentos serão necessários e qual o tempo de duração de cada cirurgia é algo de extrema importância nesse fluxo.

A carência de gestão por meio de uma ferramenta digital, favorece atrasos, cancelamentos e, consequentemente, acabam elevando os custos.  Os atrasos sucessivos fluxos atingem o agendamento gerando um ciclo vicioso.

Portanto, conscientizar e engajar profissionais para execução do planejamento cirúrgico, junto com uma boa ferramenta de autosserviço de pedido e autorização de cirurgia, é uma ação relevante de melhoria que consegue barrar os gargalos, tornando o processo mais eficiente.

3. Melhorar a experiência médica com o uso da plataforma digital

Seguir a jornada do agendamento cirúrgico por meio de uma plataforma tem muitas vantagens. E uma delas está diretamente ligada a experiência de médicos e pacientes.

Com o uso da solução, cirurgiões são inseridos numa relação de transparência e passam a ter mais confiança e autonomia para realizar os seus pedidos a qualquer hora e de qualquer lugar. A comunicação em tempo real por meio de chat online, por exemplo, favorece uma comunicação fluída e consolida melhor experiência aos médicos e pacientes.

Sempre focados com a jornada e experiência dos envolvidos no fluxo, foi lançado um novo recurso que permite desenvolver gatilhos padronizados onde os médicos recebem detalhes das movimentações dos pedidos e autorizações, e os pacientes são informados da programação de sua cirurgia através do WhatsApp.

4. Acompanhar indicadores de produtividade

Os indicadores de desempenho têm ampla aplicação em um hospital. Eles podem ser utilizados nas rotinas administrativas, nas atividades relacionadas a produtividade do agendamento cirúrgico, facilitando a identificação de gargalos no processo.

No agendamento cirúrgico, as métricas usadas podem abranger as mais diversas ações. Sua aplicação é útil na fase do agendamento das cirurgias, por exemplo, ajudando a monitorar os tipos de solicitações e os períodos para as autorizações, ou a quantificar e qualificar as taxas de cancelamentos.

Na nova versão do dashboard da plataforma Neoh Cirurgia é possível gerenciar, facilmente, os indicadores de produção do serviço, sessão atualizada para tornar a rotina da equipe mais prática e produtiva:

  • Novos Pedidos
  • Agendados
  • Saldo a agendar
  • Autorizados
  • Saldo a autorizar
  • Cancelados

A nova versão do recurso, potencializa o gerenciamento das operações diárias da central de agendamento e permite que os usuários tenham uma visão geral dos pedidos e identifiquem rapidamente os problemas, facilitando na tomada de decisão.

5.       Reduzir a ociosidade das salas

Uma das ações que podem ser aplicadas com o propósito reduzir essa ociosidade é uma boa gestão do mapa cirúrgico. Por meio do planejamento do mapa, é possível ter uma visão geral dos intervalos de utilização das salas.

O recurso da plataforma Neoh Cirurgia melhora a previsão dos procedimentos e permite maior flexibilidade na agenda dos cirurgiões para reprogramações de dias e horários. Essa gestão on-line e em tempo real, impacta não somente na redução da ociosidade das salas, mas como também, na diminuição dos atrasos entre um procedimento e outro.

Portanto, ferramentas digitais como o Neoh, tem o poder de descomplicar a rotina da equipe da central de agendamento e empoderar médicos na gestão de suas respectivas agendas, realizando pedidos de qualquer lugar, a qualquer hora e sem necessidade de enfrentar filas na central.

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